Há dias em que nada parece dar certo. O trânsito está ruim, o trabalho não rendeu e você ainda brigou com alguém. Nessas situações, um banho traz alívio físico no final da jornada. Para um número cada vez maior de pessoas, entretanto, não é apenas isso. Ficar debaixo do chuveiro ou dentro da banheira se transforma num momento de terapia para a alma. E, para tornar essa hora ainda mais prazerosa, empresas de beleza estão oferecendo uma grande variedade de produtos para banho enriquecidos com óleos essenciais, ingredientes extraídos de plantas que, de acordo com a aromaterapia, contribuem para melhorar o estado do corpo e do espírito. “A aromaterapia é uma tendência. Os consumidores procuram o bem-estar”, afirma Célia Anrelik, gerente de produtos da Água de Cheiro.

Para o aromaterapeuta Zheca Catão, representante no Brasil da marca inglesa Neal’s Yard, as pessoas sentem que usam produtos sintéticos demais. “Há interesse pelo que é natural. O fato de que precisamos de relaxamento também estimula a procura por produtos com óleos essenciais”, observa. Nesse caso, um dos recursos para descansar o corpo e a mente é colocar na água gotas de óleos essenciais de plantas como a camomila. De acordo com Catão, a receita é infalível. “A água quente já é relaxante. A sensação melhora com o cheiro das plantas liberado no banho. As fragrâncias estimulam áreas do cérebro responsáveis pelas emoções”, completa.

Os óleos têm diversas indicações (leia mais no quadro acima). Podem ajudar a combater a ansiedade e o cansaço, por exemplo. Para o banho, há uma boa variedade de produtos “vitaminados” com esses ingredientes: sabonetes (em barra ou líquido), xampus, condicionadores, espumas, sais e géis. Há até opção para os bebês. A Johnson & Johnson, por exemplo, colocou no mercado o sabonete líquido de lavanda e camomila para favorecer um sono mais tranquilo para a criançada. Na Neal’s Yard, em São Paulo, os campeões de venda são os artigos para o cabelo. Alguns dos óleos usados nessas formulações são calêndula (calmante e hidratante) e alecrim e tomilho (revigorante e antiqueda).

Tendência – Outra marca estrangeira, a francesa L’Occitane, também trabalha com boa variedade de itens para o cabelo. “Temos cinco xampus e condicionadores com efeitos diferentes”, diz Valérie Reysset, gerente comercial da empresa. Nesses produtos, os óleos essenciais, além de aumentar o bem-estar, ajudam a limpar, hidratar e diminuir a oleosidade. A indústria brasileira também segue a tendência da aromaterapia. A Água de Cheiro, por exemplo, oferece óleos de banho incrementados com as essências e indicados para dez finalidades (aumentar a paciência, entre elas). Na loja Os Elementos, em São Paulo, é possível encontrar outras marcas que trabalham com artigos de banho enriquecidos. De acordo com Silvia de Castro, gerente de produto da loja, os óleos são eficazes mesmo misturados em sabonetes ou xampus, por exemplo. “Eles não perdem o efeito”, garante. A dona-de-casa Elizabeth Henriques, 42 anos, de São Paulo, comemora a maior oferta de itens com óleos essenciais. “Sempre uso. E agora ficou mais fácil adquiri-los”, conta. Elizabeth e a filha Lara, oito anos, sabem que nada é melhor do que um bom banho com aroma de plantas para relaxar. “Funciona de verdade”, assegura.

No mercado, há empresas que investem também nos óleos essenciais para enriquecer as fragrâncias de seus produtos. A Natura, por exemplo, lançou sabonetes cujos aromas são combinações de óleos. “O objetivo é resgatar as fragrâncias naturais e aproximar mais o ser humano da natureza. E é claro que isso resultará em bem-estar”, explica Juliana Gomiero, gerente da linha Natura Ekos. Para desfrutar esse benefício, não é preciso gastar horas no chuveiro. Basta montar um belo kit com os produtos mais indicados para cada um.