Um dos signatários do primeiro pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, Hélio Bicudo não tem nenhuma certeza em relação ao condutor do processo de cassação, na hipótese da tramitação avançar na Câmara dos Deputados. “Os fatos que denunciamos são graves e exercemos o direito de cidadania. Portanto, uma decisão tem que ser tomada logo. Mas infelizmente, a política brasileira é feita de toma lá, dá cá” destacou o advogado, num reconhecimento de que Cunha pode usar o pedido como moeda de troca para tentar se salvar no cargo. “Ele está segurando o touro na unha”.

BOECHAT-ABRE-IE.jpg

Trabalho
Cerco diferente

Os 64 sindicatos de metalúrgicos do Estado de São Paulo, filiados à Força Sindical, querem separar na Convenção Coletiva da categoria o assédio sexual do assédio moral, hoje na mesma cláusula.  As operárias, que representam 24% dos 700 mil trabalhadores do ramo no Estado, reclamam da confusão na hora de registrar a queixa nas empresas. As mulheres explicam que muitas queixas são arquivadas porque ocorre o assédio moral, na forma de tortura psicológica, e as empresas registram como assédio sexual , prejudicando a apuração. Na reunião do dia 21 último, negociadores dos empresários demonstraram simpatia pela proposta. A data-base da categoria é 1º de novembro.

PMDB
Tem troco

Alvo de varredura em suas contas pelo Ministério Público Federal, de protesto de parlamentares e servidores do Congresso que pedem sua saída, Eduardo Cunha tem pronta estratégia para tentar ficar no cargo até 15 de dezembro, início do recesso parlamentar. Acredita que em 2016 o grande foco do tiroteio político já não será ele. E aí planeja dar troco em quem julga não o defende hoje como deveria, caso do PP liderado pelo deputado Eduardo da Fonte. Cunha lembra que graças a ele o partido ganhou a primeira vice-presidência da Câmara e (Waldir Maranhão) e a presidência da importante Comissão de Constituição e Justiça (Arthur Lira).

BOECHAT-04-IE.jpg

Fisco
Goela larga

A Receita Federal elabora uma proposta, a ser transformada em projeto de lei, que fará a alegria de seus auditores fiscais. Se aprovada, dará a esses profissionais uma bonificação por autuação aplicada. Quanto mais multarem, mais dinheiro recebem. Pobres contribuintes…

Lava Jato
Cheque pré

Segundo depoimentos do lobista Fernando Baiano na Justiça do Paraná, entre as peraltices que Fernando Collor é acusado, uma diz respeito à compra de vultosa quantidade de álcool do usineiro João Lyra com pagamento antecipado, na BR Distribuidora. Lyra teve decretada falência de seu grupo empresarial em setembro de 2012, por conta de uma dívida de R$ 1,2 bilhão. As investigações da Lava Jato indicam que o senador tinha influência na estatal. Agora as apurações estão sendo aprofundadas para descobrir se tal operação ocorreu na gestão de Nestor Cerveró como diretor da estatal e comprovar – ou não – a entrega efetiva do produto.

BOECHAT-02-IE.jpg

Redes sociais
Cozinha sem mistério

De janeiro até agora, o YouTube mostrou o equivalente a 2.600 anos de conteúdo sobre culinária. Uma quantidade inimaginável tempos atrás. Não à toa, quando alguém busca algum conhecimento costuma ouvir como resposta: “vá no YouTube!”.

PMDB
Dúvida no ar

Os Picciani, cujo expoente em Brasília é Leonardo, líder do PMDB na Câmara, debruçam-se sobre os principais contratos do Ministério da Saúde. Querem saber quais são as empresas detentores das maiores contas, valores e duração dos negócios. A pergunta que não quer calar é: para quê? O ministro Marcelo Castro talvez possa esclarecer a curiosidade…

Forças Armadas
Segurança Nacional

A Marinha está prestes a adquirir material estratégico para suas operações. Trata-se de concorrência para a compra de mais de R$ 8 milhões em acessórios de mesa. Não se sabe se o novo ministro da Defesa, Aldo Rebelo está a par da lista, mas ela inclui “cálice de licor em cristal lapidado”, “taça de champanhe para oficiais”, “colher de salada para oficial general” e “prato decorado com fio de ouro”. Tudo deve ser produzido com o brasão da Armada – afinal, isso é chique.

BOECHAT-03-IE.jpg

Direito Penal
A importância
da educação
Pela seletividade para prender e matar, o sistema prisional brasileiro é uma vergonha mundial. O último estudo do Ministério da Justiça apontou que os jovens (18 a 34 anos) são 75% da massa carcerária e que de cada três detentos, dois são negros. Em outras palavras, o negro – 51% da população brasileira – representa 67% no sistema prisional. Dos 56 mil homicídios ocorridos no País em 2012, 77% eram vítimas negras. Atualmente, no Rio de Janeiro, quatro a cada cinco mortos em ações policiais são negros. Penalistas e criminólogos debaterão o tema num congresso nesta quinta-feira 29, na sede do Tribunal de Justiça fluminense, a ser aberto pelo ministro José Eduardo Cardozo.

BOECHAT-05-IE.jpg

Estatais
Dia das crianças

Depois de seis meses parada, a licitação para contratação de serviços de comunicação para Furnas Centrais Elétricas acabou. No feriado do último dia 12, a estatal respondeu todos os questionamentos feitos pelos concorrentes. E, a seguir, declarou a Arcos Propaganda como vencedora da disputa. A agência tem sede no Recife, terra do senador do Fernando Coelho (PSB). Aliás, um dos inquéritos em curso no STF que tem o parlamentar como alvo investiga contratos relativos à publicidade quando ele era Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

Cultura
Contra-ataque

A líder do PCdoB, deputada federal Jandira Feghali (RJ), articula em Brasília a derrota de um projeto de decreto legislativo que encerra as atividades do Comitê LGBT no Ministério da Cultura. A ideia partiu dos deputados Marco Feliciano (PSC/SP) e Eduardo Bolsonaro (PSC/SP), velhos rivais da temática. A comunista tem apoio de movimentos sociais e do ministro Juca Ferreira.

Evangélicos
Petistas de fé

Vem aí o 1º Encontro de Políticos Evangélicos do PT, eleitos no estado de São Paulo. Eles representam cerca de 10% dos filiados do partido, segundo a Secretaria de Formação. A reunião do dia 13 de novembro visa agregar aqueles petistas que acreditam e professam as Sagradas Escrituras.

Agricultura
Sócio na comida

A mistura de fibra de caju com soja ou com feijão caupi resultou em duas formulações de um hambúrguer leve e ideal para dietas com restrição de consumo de proteína animal. Em comparação com outros hambúrgueres vegetais disponíveis no mercado, o de caju teve aceitação em testes de análise sensorial e de intenção de compra. Finalizada a pesquisa e avaliações, a Embrapa busca parceiros interessados na produção e licenciamento da tecnologia

Futebol
Bola social

A CBF e a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos conversam a respeito da conveniência de o Brasileirão das séries A, B, C e D ter um objetivo, além da disputa no mundo da bola. Uma temática social a cada ano serviria para atrair torcedores e jogadores para boas causas sociais. A primeira sobre a importância da doação de órgãos e sangue. A entidade máxima do futebol tem aí uma bela oportunidade para começar a melhorar a sua hoje conturbada imagem.

Literatura
Eufrásia, Joaquim … e Ana

Ana Maria Machado acaba de lançar seu décimo romance. Em “Um mapa todo seu” narra os conturbados amores de Joaquim Nabuco e Eufrasia Teixeira Leite, milionária, de poderosa família de Vassouras. Ela foi para Paris quando ficou orfã, com cerca de 20 anos, e foi uma financista que multiplicou sua fortuna de forma incrível. A primeira mulher a frequentar a Bolsa de Paris namorou por 14 anos o abolicionista, na segunda metade do século XIX, quando se espalhava a Revolução Industrial e o mundo mudava. A ação se passa entre Rio, Paris, Londres e Recife.

BOECHAT-06-IE.jpg

Fotos: Bruno Veiga; Marcelo Camargo/Ag Brasil; Marcos Oliveira/Ag. Senado