Todos os anos, um seleto grupo de personalidades e colecionadores recebe o aguardado e já tradicional calendário da fabricante italiana de pneus Pirelli. Desde 1964, quando foi criada, essa espécie de folhinha de luxo exibe a cada mês uma foto deslumbrante de uma modelo, atriz ou bailarina em poses sensuais, com pouca ou nenhuma roupa e clicadas em um cenário paradisíaco. O estilo sexy, que se tornou a marca registrada do anuário, promete ser deixado de lado na edição de 2016. Pela primeira vez na história, o almanaque trará doze retratos de mulheres inspiradoras, retratadas de forma sóbria e com roupa. A famosa fotógrafa americana Anne Leibovitz foi a encarregada de registrar as imagens. “Comecei a pensar sobre os papeis que as mulheres de hoje desempenham, mulheres que alcançaram algo”, disse Leibovitz em um comunicado. “Este calendário é completamente diferente. É um ponto de partida. A ideia era não ter nenhuma pretensão nestas fotos e ser muito direta.” 

Screen-Shot-2015-10-05-at-12.08.30-PM.jpg
MUDANÇA
Natalia Vodianova, a única modelo presente na edição de 2016: vestida e sem pose sexy

Entre as musas desta nova edição estão mulheres fortes que se destacam em vários campos, como a artista plástica Yoko Ono, a cantora punk Patti Smith, a tenista Serena Williams, a produtora de cinema Kathleen Kennedy e a atriz e humorista Amy Schumer, entre outras. A russa Natalia Vodianova será a única modelo presente. O clima das fotos, no entanto, não tem nada a ver com as imagens sensuais que consagraram a publicação, e que já foram estreladas por modelos brasileiras como Gisele Bündchen, Alessandra Ambrósio e Adriana Lima. Nos cinquenta anos do calendário, houve apenas duas outras inovações. Em 1998, o fotógrafo Bruce Weber trocou as modelos nuas por homens famosos, como os músicos B.B. King (1925-2015) e Bono Vox, do U2. Já em 2003, o mesmo Weber juntou modelos femininos e masculinos em fotos sedutoras.

Sobre a recepção à edição 2016 do anuário, uma das retratadas, Patti Smith, disse estar otimista. “Não faço ideia de como o público tradicional vai receber isso, mas acho que eles devem admirar essa mudança ousada”, disse. “Eu vejo o projeto da Annie não como um protesto, mas como uma celebração”, acrescentou. O resultado final do Calendário Pirelli 2016 poderá ser visto após o lançamento oficial, em Londres, em 30 de novembro.

IE2394pag52e53_Pirelli-2.jpg