AROEIRA/O DIA

……………………………………………………………………………

Tasso, o vilão tucano

Líder do PSDB no Senado, o deputado Sérgio Machado (CE) é hoje o inimigo público número um do governador de seu Estado, o também tucano Tasso Jereissati. Os dois estão em guerra para ver quem tira quem do partido. Tasso já deixou claro que seu sucessor será escolhido entre outros dois senadores do PSDB do Ceará, Lúcio Alcântara e Luiz Pontes. Sérgio Machado agora prepara o troco. Articulou a ajuda da bancada tucana no Senado à candidatura de Aécio Neves (PSDB-MG) para presidente da Câmara. Pretende fazer um discurso na próxima terça-feira anunciando o apoio ao presidente do PMDB, Jader Barbalho, para presidente do Senado em troca da adesão dos peemedebistas à candidatura de Aécio na Câmara. Com isso o PFL ficaria de fora do comando do Congresso. O problema é que Tasso já está acertado com ACM e terá de trabalhar contra o acordo PMDB-PSDB. Sérgio Machado pretende mostrar que o governador cearense é o grande vilão dentro do partido: além de apoiar Ciro Gomes (PPS) para presidente, Tasso também acabará responsabilizado pela eventual derrota de Aécio na Câmara.

………………………………………………………………………….

Briga baiana

Tem o dedo de ACM por trás das denúncias de irregularidades na construção do complexo turístico da Costa do Sauípe, na Bahia, bancado pela Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil.
A empresa de propaganda Propeg, do carlista Fernando Barros, perdeu a conta do empreendimento, no valor de R$ 10 milhões. Barros contou vantagem na sua terra: com a ajuda do padrinho, conseguiu barrar a presença de FHC na inauguração do complexo hoteleiro.

…………………………………………………………………………..

PT versus Maluf

Em meio às insinuações de Paulo Maluf na campanha, de que teria uma bomba envolvendo a vida pessoal de sua adversária, Marta Suplicy, o PT logo acionou seus espiões. Segundo afirmam deputados federais do partido, os petistas conseguiram farto material sobre um outro escândalo cabeludo a respeito de Maluf. “É pior do que o caso do DNA”, disse um desses deputados. Ele informa que, na campanha mesmo, foi dado o recado a Maluf sobre o que tinham em mãos. Teria bastado para Maluf parar com os ataques pessoais. Agora, o PT guarda o material para 2002.

………………………………………………………………………..

Espírito Santo, Jesus e o diabo

Jesus Vaz, prefeito de Cariacica (ES), denunciou 13 dos vereadores da Câmara por garfarem dinheiro público. Conseguiu a condenação à cadeia de todos eles. Na quarta-feira 1º, essa mesma Câmara aprovou a cassação de Jesus. Detalhe: no seu lugar, assumiu a Prefeitura o vereador Juscelino Miguel, um dos condenados pelo desvio de verbas públicas.

………………………………………………………………………….


Cartolas em guerra

Eurico Miranda, o deputado e cartola do Vasco da Gama, foi um dos que votou pela quebra do sigilo bancário do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, na CPI da Câmara. Mas o troco está a caminho. Parlamentares, membros da CPI do Senado, foram informados de que Eurico teria uma casa em Angra dos Reis no valor de US$ 1 milhão.

……………………………………………………………………….

Rápidas

ACM aliou-se ao BB na empreitada para tirar Luiz Tarquínio do comando da Previ. É que Tarquínio está detonando outro afilhado do cacique, Daniel Dantas, dono do Opportunity.

O governo quer fazer faxina na ESG. Primeiro, mudando o nome da Escola Superior de Guerra. Depois, tirando do seu corpo permanente os velhos militares anticomunistas.

Dez dos prefeitos-eleitos do PT são deputados federais. Metade dos suplentes são de outros partidos. Resultado: a bancada do PT na Câmara caiu de 59 para 54 deputados.