Maior calor, você está com sede e resolve tomar um suco. Ao olhar para o painel na parede do bar, encontra entre as sugestões um tal de wheat grass – ou suco de clorofila, em locais mais populares – e começa a matutar: “O que será isso? É de beber?” Saiba que essa é a grande novidade em matéria de sucos para o próximo verão carioca. Wheat grass significa broto de trigo, que contém clorofila, como todo vegetal verde. Esse inusitado ingrediente pode virar refresco sozinho ou ser acrescido a outras fórmulas. É gostoso? O sabor é meio amargo. Mas passa despercebido se associado a frutas.

Famoso nos Estados Unidos, o suco de clorofila, de um verde intenso, já está virando mania nos bares cariocas. A geração saúde já aderiu à moda. O lutador de artes marciais e artista plástico Antonio Novaes, 37 anos, não deixa de tomar um copo da bebida todos os dias. “A primeira coisa que bebo de manhã é um copinho de suco de clorofila, junto com um de frutas”, conta. Os fãs do wheat grass acreditam que ao ingerir a bebida estão sorvendo também goles de saúde. Se depender dos componentes do ingrediente, a idéia faz sentido. O trigo contém vitaminas E (que ajuda na prevenção de radicais livres, elementos responsáveis pelo envelhecimento) e do complexo B (que favorece a regeneração celular). No broto de trigo pode ser encontrada a clorofila, rica em magnésio. O consumo do nutriente, de modo geral, pode melhorar a disposição porque ajuda a repor energia.

Renato Velasco
Combinação Novaes começa o dia alternando goles de clorofila (mão direita) com suco de frutas.

Misturas – Na esteira do sucesso do wheat grass, o próximo verão deve ser marcado pelo consumo de outros sucos que misturam frutas, legumes e verduras. Essa associação de ingredientes tem interessado até mesmo os adolescentes, público normalmente mais afeito a refrigerantes. A estudante e modelo Sabrina Piasa, 14 anos, adota o discurso do corpo bonito e saudável. “Bebo líquido o tempo inteiro para repor as energias. Gosto de sucos energéticos, com folhas, cenoura e beterraba”, diz. É é nessa tendência nutricional que aposta o Bar da Keka, inaugurado em julho, em Ipanema. A estrela da casa é o suco de clorofila, mas o cardápio dispõe de alternativas igualmente curiosas. São bebidas batizadas segundo indicações da fitoterapia (método de tratamento baseado na propriedade medicinal das plantas). O “ansiedade”, por exemplo, é feito de aipo, salsa, maçã e cenoura. De acordo com o fitoterapeuta Antonio Carlos Seixlack, do Rio, a ação calmante da maçã teria efeito sobre o estado ansioso. A opção “resfriado” leva maçã, gengibre, alho e salsa. “O gengibre e o alho são substâncias que provocam o suor e eliminam as toxinas”, diz o especialista.

Casas mais antigas, como o Balada Sumos, no Leblon, também entraram na onda de misturar frutas e legumes. Entre os 70 tipos de sucos que oferece, existem diversas combinações do gênero. “O carro-chefe ainda é o abacaxi com hortelã”, diz Cláudio Pereira Gomes, um dos donos. No verão, ele costuma vender em torno de 700 copos por dia. A concorrente Bibi Sucos, na Barra, pretende incrementar em breve seu cardápio com novidades para atrair a clientela jovem. Entre os sabores já disponíveis, destaca-se o suco de laranja com berinjela, que seria capaz de reduzir o colesterol. O fitoterapeuta Seixlack diz que, de fato, a berinjela tem propriedades que podem reduzir o colesterol.

Bares do Rio criam bebidas inusitadas

Nenhum suco é remédio. Mas ele pode ajudar a regular o funcionamento do organismo ou valer por uma refeição leve. Essas são as propostas da nutricionista Maria Luiza Ctenas, da C2 Editora e Consultoria em Nutrição, de São Paulo. “Os sucos são excelente alternativa para pessoas que não gostam de comer saladas e vegetais crus ou para aqueles que têm pouco tempo para se alimentar com qualidade”, afirma a especialista. Com a intenção de aumentar as possibilidades nutricionais dos sucos, Maria Luiza criou 100 receitas misturando verduras, legumes e sucos envasados em caixinhas longa vida. Essas sugestões ricas em minerais estão reunidas em um livro com lançamento marcado para dezembro. O projeto inclui um site (www.bebasuco.com.br) que dá dicas para compor receitas saudáveis e ensina a conservar os nutrientes durante a preparação das bebidas. Entre as criações de Maria Luiza está o suco de laranja e nectarina, com tirinhas de couve. “Essa opção tem mais fibras e aumenta a saciedade”, garante a nutricionista.

Higiene – Antes de mergulhar de cabeça num copo de suco diferente, cheque as condições de preparo da bebida. A nutricionista Geórgia Silveira de Oliveira, do Rio, aprova a mistura de frutas e legumes, mas ressalta que o tiro pode sair pela culatra se a casca dos produtos estiver impregnada de agrotóxicos. “A higienização é fundamental”, diz. Geórgia ensina que os produtos devem ser lavados com detergente neutro em água corrente e colocados de molho em água com gotas de cloro, para tirar os germes. Pode parecer exagero, mas não é. Se você quer estar com a saúde em dia no verão do terceiro milênio, dê atenção máxima a essa dica.