A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou sua pesquisa, que já se tornou um indicador político tradicional e de boa repercussão. Realizada pelo Instituto Sensus no final do mês de outubro, ela envolveu duas mil entrevistas em 195 municípios de 25 Estados. A grande surpresa foi o crescimento de Roseana, filha do ex-presidente José Sarney. Integrante do PFL e atual governadora do Maranhão, chegou à marca dos 20% na preferência para as eleições do ano que vem. Com isso, mais confusão se instala no PSDB, que tenta decolar, até agora sem sucesso, um substituto para Fernando Henrique. Lula continua em primeiro lugar, com os seus até agora sólidos 32%. Florência Costa, da editoria de Brasil, foi ao Maranhão conversar com Roseana e saber de seus planos.
 

Para os entrevistados da CNT/Sensus, a corrupção está entre os quatro maiores problemas do Brasil. Os outros são desemprego, violência e drogas – todos à frente de salário, saúde, educação e inflação, pela ordem. Alguns fatos da semana justificam o dado. O leitor saberá dos apuros do governo gaúcho, acusado de envolvimento com o jogo do bicho, as denúncias de irregularidades com o dinheiro de campanha do prefeito de Curitiba a emias sobre a cassação do governador do Piauí acusado de crime eleitoral, além dos acordos para controlar a CPI que investiga as irregularidades no Banco do Estado do Ceará.

Sem mudar de assunto, CNT/Sensus perguntou a seus entrevistados se eles acham que Paulo Salim Maluf é culpado pelo desvio de dinheiro da Prefeitura de São Paulo. Quase 70% deles responderam sim.

As instituições menos confiáveis, ainda segundo a pesquisa, são o Senado e a Câmara dos Deputados. O presidente da Câmara, deputado Aécio Neves, deu um grande passo esta semana para amenizar a péssima imagem. Contra a vontade de alguns, entre eles o deputado Eurico Miranda, Aécio conseguiu aprovar a emenda constitucional que termina com a vergonhosa mamata da imunidade parlamentar. Leia e acredite. Bom proveito!