Tomar coragem para encarar um spa não é fácil. Pouca comida e muito exercício é um programa pouco atraente para muita gente. Fica ainda mais complicado quando se tem filhos pequenos e é necessário deixá-los aos cuidados de alguém. Foi para resolver a vida das mães que desejam recuperar a boa forma que o spa Kurhotel, em Gramado, no Rio Grande do Sul, criou o Kinder, um programa com acomodações e dieta especial para papais cuidarem do corpo e da mente sem desgrudar dos seus bebês.

A alimentação da mãe, por exemplo, é balanceada e rica em proteínas e sais minerais. Ela é orientada com dicas para emagrecer sem prejudicar a amamentação. “Muitas mães perdem peso de forma irresponsável e prejudicam a nutrição do bebê por falta de nutrientes”, alerta a nutricionista Ignes de Oliveira. A malhação também foi pensada para estimular o contato entre pais e filhos. Em alguns dos exercícios feitos no chão, os bebês participam e se divertem, enquanto seu peso ajuda os pais a fortalecerem os músculos.

O spa construiu duas casas para receber essas famílias, equipadas com berço, banheira, cadeirão e cama para babás. “Queremos fortalecer o vínculo com conforto”, conta a psicóloga Jane Angst. Só participam do programa casais com crianças acima de três meses e menores de um ano. Assim, não há risco de prejudicar a recuperação da mãe depois do parto. E nem de conviver com crianças mais crescidinhas, ansiosas por atividades mais divertidas do que a ginástica com os pais.

A primeira família a estrear o serviço adorou. “Frequento o Kur, mas achei que desta vez não conseguiria ir por causa da minha filha de sete meses. Com o novo serviço, minha mulher e eu aproveitamos a estada para relaxar”, conta João Calil, diretor-regional da Citröen no Rio. Além da filha, o casal levou a babá. “Sem ela, acabaríamos ficando mais estressados. Com ela, curtimos só os momentos de lazer”, diz Calil.