Getty Images

Ossos delicados

Jovens anoréxicas correm o risco de ter ossos menos densos. Um estudo americano feito com 130 garotas de 20 anos apontou que 92% delas têm perda óssea significativa na coluna e nos quadris. Os pesquisadores ainda não sabem a razão disso. Os resultados do trabalho, entretanto, sugerem que manutenção do peso é a chave para prevenir problemas como osteoporose (diminuição do tecido ósseo).

………………………………………………………………………………………………….


 

Sinais luminosos
Cientistas chineses criaram um exame de sangue para ser feito em grávidas e que pode apontar se o bebê, ainda no útero, tem síndrome de Down. Os pesquisadores usaram uma substância fluorescente especial para identificar partículas fetais presentes na amostra sanguínea da mãe. O líquido muda de cor ao encontrar células associadas ao cromossomo 21, relacionado ao mal. A técnica ainda passará por mais testes.

…………………………………………………………………………………………………


 

Pego pelo estômago

Hipertensão, colesterol elevado e obesidade são apenas alguns fatores de risco para o coração. Para cientistas da Royal College of Surgeons, em Dublin, essa lista pode ganhar mais um vilão: as úlceras – inflamações na parede do estômago –, provocadas pela bactéria Helicobacter pylori. Suspeita-se que o intruso ajude a agregar as plaquetas sanguíneas nas artérias, formando coágulos e obstruindo a passagem do sangue. O resultado desse aperto é a parada cardíaca.

 

…………………………………………………………………………………………………

Sem traumas

A simulação de explosão num edifício residencial abre a Semana Nacional do Trauma, uma campanha promovida por entidades médicas e pelo Corpo de Bombeiros do Brasil. A ação, que começa na segunda 27, pretende chamar a atenção para o fato de o trauma – provocado por agentes externos como acidentes de trânsito e ferimentos por armas de fogo, entre outros – ser a primeira causa de mortes no País de pessoas com menos de 40 anos.

………………………………………………………………………………………………..


Cirurgia plástica
Que cuidados devo tomar para ter uma cirurgia plástica bem-sucedida?
Fátima Alves, Ponte Nova, MG
Um bom começo é pedir sugestões de nomes a conhecidos. Quando já tiver indicações, telefone para a regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica da sua cidade para checar se o profissional é filiado à entidade. Fazer parte desse órgão mostra que o cirurgião tem formação adequada e foi aprovado em testes feitos pelos próprios colegas. Outra dica é pedir ao médico para ver as fotos de antes e depois de alguns pacientes já operados por ele. No dia da consulta, você também pode chegar mais cedo ao consultório e aproveitar para observar as reações e comentários na sala de espera. Assim, você se sentirá mais segura.
Marco Aurélio Faria Corrêa, cirurgião plástico
em Porto Alegre, RS

Anticoncepcional
Existe algum problema em usar anticoncepcional por muito tempo? Isso pode dificultar a gravidez ou causar algum tipo de doença?
Juliana, via internet

Não há relação entre o uso de anticoncepcional e a dificuldade de engravidar. Ele só tem efeito durante o período em que está sendo tomado. O problema em adotá-lo por muito tempo ainda é objeto de pesquisas. Algumas delas indicam que jovens (menos de 25 anos) sem filhos têm maior risco de câncer mamário se usarem anticoncepcional por muitos anos. Outros trabalhos mostram que mulheres que já tiveram o primeiro bebê podem diminuir esse risco com o anticoncepcional. Mas nada ainda está comprovado.
José Aristodemo Pinotti, professor de ginecologia da USP