Economia & Negócios

Em 40 anos, etanol substituiu 2,5 bilhões de barris de gasolina

De acordo com a Unica, o volume equivale a US$ 190 bilhões, tomando por base as mais recentes cotações do derivado de petróleo

Em 40 anos, etanol substituiu 2,5 bilhões de barris de gasolina

Etanol_istoeimagens_483x303.jpg

 

A utilização de etanol na matriz energética brasileira, desde o Proálcool, lançado em 1975, até a safra 2014/15, encerrada em março deste ano, representou a substituição de aproximadamente 2,5 bilhões de barris de gasolina. O cálculo foi apresentado nesta quinta-feira, 6, pelo diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, durante o painel "O Cenário do Etanol", que faz parte da programação Fórum Internacional de Postos e Serviços (ExpoPostos), realizado em São Paulo. Ainda de acordo com executivo, nesses 40 anos, tal volume equivale a US$ 190 bilhões, tomando por base as mais recentes cotações do derivado de petróleo.

O executivo salientou que o etanol precisa voltar a ter papel de destaque na matriz energética brasileira para que a demanda por combustíveis não seja comprometida. Ele defende políticas de longo prazo para produto, reconhecimento das externalidades positivas do álcool e estímulos a ganhos de eficiência para veículos flex.

Padua também comentou sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor sucroenergético nos últimos anos e reafirmou que 10 usinas podem deixar de processar a safra 2015/16, iniciada em abril. "O setor precisa de caixa, de dinheiro; ele não tem financiamento", afirmou.

Veja também

+ Homem salva cachorro da boca de crocodilo na Flórida
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel