Leite, pétalas de rosa, gergelim, sal, cenoura e mel. Os ingredientes não compõem um prato de salada exótico, e sim um banho relaxante. Importada dos Estados Unidos, a novidade é oferecida pela clínica Kyron, de São Paulo, para trazer alívio a quem anda esgotado com o dia-a-dia. A técnica, feita numa sala branca, com luz fraca e som calmo, é chamada de Banho Cleópatra porque se inspira na lenda de que a rainha egípcia se banhava com leite de cabra para ter a pele jovem e bonita.

A jornada começa numa banheira de água morna no qual se misturam leite comum (o industrializado) e pétalas brancas. O banho dura 20 minutos. O passo seguinte é a esfoliação da epiderme com uma composição de sal e gergelim. A terapeuta encarregada do banho também faz uma massagem na candidata a Cleópatra. Na terceira etapa, o corpo é massageado com uma mistura de leite, mel e óleo essencial de jasmim (que dá cheiro mais agradável à fórmula). A quarta parte do tratamento é à base de cenoura com óleos aromáticos e uma massagem drenante, que melhora a circulação sanguínea, ajudando a diminuir a retenção de líquidos. Depois disso, o corpo fica coberto por uma manta térmica durante 25 minutos. É o tempo necessário para que a pele absorva os ingredientes. Uma boa ducha finaliza o tratamento, que dura duas horas. O resultado, além do relaxamento do corpo e da mente, é a desintoxicação e a hidratação da pele.

A apresentadora Angelita Feijó, 31 anos, experimentou o banho pela primeira vez na semana passada. No começo, torceu o nariz para o leite e até brincou se não dava para misturar um chocolate em pó também. Mas depois aprovou o tratamento de rainha e incluiu o banho na sua agenda anti-stress. “A gente tem uma vida tão corrida que parar por duas horas e ficar numa banheira já é maravilhoso”, completa.