Todo ano é a mesma coisa. Os sorveteiros saem à cata de novos sabores, frutas exóticas e misturas desconhecidas para incrementar aquela que é a estação definitiva para os gelados: o verão. A empresária e ex-jornalista Renata Saboya, proprietária da sorveteria Mil Frutas, foi buscar a surpresa para os consumidores a milhares de quilômetros de sua rede de sete lojas. Em sua última viagem a Paris, descobriu o rhubarbe. O nome é estranho e o sabor, azedinho e mais refrescante que o habitual, lembra uma mistura de várias frutas. O único problema é o preço. O quilo deste talo chinês usado na França como tempero sai por R$ 13,50 nas importadoras e o produto rende pouco. “O custo é alto. Isso é coisa de quem não sabe nada de economia, mas o que eu quero é ‘viajar’ com meus sorvetes”, brinca Renata.

O rhubarbe é o carro-chefe da nova linha da Mil Frutas batizada de “Jardim”. Há ainda o capim-limão, a erva-doce e o jasmim. Quando soube das novidades, o comerciante Sérgio Moreira da Rocha, 58 anos, apaixonado por sorvetes, quis logo experimentar. “Provei o de capim-limão. No início é estranho, porque tem gosto de mato. Mas depois fica muito bom, deve ser ideal para os dias bem quentes”, elogia. Renata Saboya esclarece que a linha ‘jardim’ é toda feita à base de chás medicinais. “Mas não usamos saquinhos. É capim-limão e erva doce de verdade, o que dá um sabor intenso”, diz. Renata não sabe se os novos sabores têm poder de cura, mas aposta que eles podem fazer baixar a agitação dos adolescentes. São sorvetes granité, que levam pouquíssimo açúcar. Quem chegar a uma de suas lojas este fim de semana ainda poderá provar o último suspiro do beaujolais nouveau. Renata comprou duas caixas do vinho francês para transformá-lo em uma espécie de sorbet. “É outra maluquice anti-econômica, por isso dura pouco”, conclui. Todos os sorvetes saem pelo mesmo preço ao consumidor: R$ 4 (uma bola)

Outras sorveterias famosas também investem nas linhas exclusivas para o verão. O Felice Café, por exemplo, com filiais em Ipanema e na Barra da Tijuca, lança quatro novos sabores: o citronela – de limão e laranja; o jabuticaba diet, o chocolate com uísque – é o quinto sabor que a casa oferece com chocolate, seu carro-chefe – e o capucino (todos a R$ 4). “Procuro sempre as frutas de época”, explica o sorveteiro Fernando Luiz da Silva, há três anos na casa.

A Babuska, com 12 filiais no Estado do Rio, também já está de cardápio novo, mas os sabores de verão só estão disponíveis na filial da Barra. Ao contrário do que costumam fazer os comerciantes do ramo nesta época, a sorveteria apostou nos sabores cremosos, bem mais conhecidos (R$ 32 o quilo). O floresta negra é uma saborosa mistura de chocolate amargo com chocolate branco e cerejas. O nutcake acrescenta amêndoas, nozes e castanhas ao vanila e o figo com nozes aproveita a fruta da estação.