João Doria Jr.
Presidente do Lide e do Grupo Doria Associados

Com um olhar inovador sobre o mundo dos negócios, o empresário João Doria Jr. colecionou vitórias em 2008. A primeira aconteceu em março: com um investimento de R$ 8 milhões, ele adquiriu o controle do Grupo Casa Cor e aumentou o faturamento do evento de arquitetura e decoração em 22%. À frente do shopping sazonal Market Plaza, em Campos do Jordão (SP), Doria Jr. conseguiu atrair um público recorde de 338 mil visitantes durante o inverno, o que fez crescer as vendas em 220%. Uma de suas ações de maior visibilidade, o Fórum Empresarial 2008, reuniu 700 brasileiros responsáveis por 42% do PIB privado no País, entre CEOs, governadores, ministros, senadores e deputados federais. A audiência de seu programa de tevê Show Business cresceu 326% desde que migrou da RedeTV! para a Band. Mas o empresário também esteve atento às intempéries que atingiram milhares de brasileiros neste ano. Durante a tragédia de Santa Catarina enviou 20 carretas com alimentos, 30 mil litros de água e R$ 500 mil às vítimas. "Em 2009, a crise econômica será desafiadora. Fortalecerá aqueles que a enfrentarem com atitude", afirma.

INOVADORES
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Celita Procópio
Presidente da Faap

À frente de uma das mais sólidas instituições culturais do País, a Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), de São Paulo, Celita Procópio de Carvalho tem desenvolvido administração eficiente e criativa com excelentes resultados na área da museologia. Às excepcionais exposições, como Papier à la mode, escolhida a melhor de 2008 pela APCA, soma-se uma atuação mais voltada para a responsabilidade social. Por meio do projeto de inclusão cultural do Museu de Arte Brasileira, Celita intensificou a visitação de escolas públicas ao nobre espaço da Faap. Na área educativa, sua parceria com grandes eventos culturais da cidade tornou possível a presença de cineastas e atores como Wim Wenders, Pablo Trapero, David Lynch, Liv Ullmann e Maria de Medeiros. Outro projeto digno de aplausos é a residência artística de talentos estrangeiros, que desenvolvem trabalhos nos ateliês do Edifício Lutétia (em 2008 foram 32 convidados). E 2009 se anuncia como um ano dos mais movimentados: os salões da fundação vão sediar parte da programação do Ano da França no Brasil.

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Miguel Nicolelis
Cientista

Aos 47 anos, Miguel Nicolelis é conhecido por suas descobertas sobre a interface cérebro-máquina, uma das tecnologias que irão mudar o mundo. Em 2008, ele conseguiu que a macaca Idoya fizesse um robô andar por meio dos seus sinais cerebrais, transmitidos por redes de dados. O animal estava nos Estados Unidos e o robô, no Japão. Foi o passo decisivo para o cientista liderar a formação de um consórcio de universidades e institutos de pesquisa sem fins lucrativos, que anunciará em 2009, para construir as primeiras próteses neurais para reabilitação de pessoas com paralisia corporal. Cogitado para o Nobel de Medicina, está concluindo um livro em que narra seu trabalho e pensamentos. "A ciência de ponta é um agente de promoção da inclusão social e desenvolvimento econômico", defende Nicolelis. Essa idéia orientou seus esforços para criar o Instituto Internacional de Neurociências de Natal (IINN-ELS), freqüentado por mil jovens, e a Escola de Ciências de Serrinha, para 400 crianças, em construção no semi-árido baiano. Ele promete anunciar um novo tratamento para o Mal de Parkinson e parcerias públicoprivadas para fomentar pesquisas. "Quero estabelecer no País um pólo produtor de neuroengenharia", disse à ISTOÉ.

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Lygia da Veiga Pereira
Geneticista

As pesquisas com células-tronco embrionárias ganharam novos rumos em 2008. Depois de aprovados pelo STF, os estudos com embriões humanos apresentaram o primeiro grande resultado prático. Em outubro, a equipe de cientistas liderados pela geneticista Lygia da Veiga Pereira, 41 anos, do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da USP, conseguiu produzir a primeira linhagem de células-tronco embrionárias humanas no Brasil. Os embriões foram doados por clínicas de medicina de reprodução humana e estavam congelados há mais de três anos. Com isso, o País conquistou autonomia para conduzir novos estudos.

Até então, as células usadas nos trabalhos eram importadas de outros países. O próximo passo, segundo a geneticista, é a criação do Laboratório Nacional de Células-tronco Embrionárias, uma parceria entre a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. "Nesse centro serão produzidas células-tronco embrionárias para uso clínico", diz Lygia. A esperança é de que essas células possam ser usadas no desenvolvimento de terapias para tratar diversas doenças, entre elas a diabete e o Mal de Parkinson.

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Márcio Cypriano
Presidente do Bradesco

A partir de janeiro de 2009, Márcio Cypriano tem uma nova missão a cumprir: buscar duplicar os 20 milhões de correntistas da segunda maior instituição financeira do País, o Bradesco. Não será tarefa fácil nem impossível para esse advogado de 64 anos que entrou no mundo do trabalho aos 12, foi divulgador de discos, vendedor de carretas e caminhões, dono de lanchonete e, em uma década, conseguiu multiplicar o valor de mercado do banco que dirige, de R$ 6,5 bilhões para R$ 87,5 bilhões. Terceiro presidente da história do Bradesco, Cypriano comanda 86 mil funcionários espalhados por mais de três mil agências no Brasil. Desde 1973, quando entrou no Bradesco, Cypriano vem subindo os degraus da empresa até tornar-se um dos mais respeitados executivos do mercado financeiro nacional. Assim que assumiu como CEO, em 1999, Cypriano impôs metas arrojadas de expansão e desenvolvimento para o banco. Em dois anos, o Bradesco saltava de seis para dez milhões de correntistas. Hoje, a instituição conta com mais de 37 milhões de clientes.

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Marcelo Médici
Ator e humorista

Ele vai passar 2009 trocando de roupa pelo menos 200 vezes por semana e com o desafio de estar em cartaz com uma peça que já levou 2,5 milhões de espectadores ao teatro em 11 anos de espetáculo. Ator e humorista, Marcelo Médici é um nome ainda não muito popular e que adentra o cenário cultural com vitalidade. Ao lado de Cássio Scapin, substitui a dupla Marco Nanini e Ney Latorraca em O mistério de Irma Vap, um dos maiores sucessos dos palcos brasileiros. E ainda tem fôlego para outros trabalhos. Cada um com seus pobrema entra em nova temporada a partir de janeiro, após quatro anos de casas lotadas. Os personagens da peça viraram hits: o vídeo em que interpreta um mico-leão-dourado gay contabiliza mais de um milhão de acessos na internet. Na televisão, ele estreou tarde, e participou de novelas como Belíssima e Sete pecados, da Rede Globo. "Quero trazer mais vida ao teatro, tirar os jovens do computador e levá-los para a platéia", disse.

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Fernando Meirelles
Cineasta

Ser aprovado em teste de público já virou rotina na carreira do cineasta Fernando Meirelles. Filmes como Domésticas, Cidade de Deus e O jardineiro fiel foram muito bem de bilheteria, sendo que os dois últimos até chegaram a concorrer ao Oscar. Difícil mesmo é passar no teste dos exigentes e ótimos escritores que Meirelles escolhe para adaptar os romances. Em 2008, ele enfrentou o crivo do ganhador do Nobel José Saramago, que aprovou com todas as letras a versão cinematográfica que fez de seu livro Ensaio sobre a cegueira. Escolhido para abrir o Festival de Cannes, o filme estreou no Brasil em setembro e está quase chegando à casa dos 900 mil espectadores. Enquanto colhe esses louros, Meirelles dirigiu para a tevê a minissérie Som e fúria, a primeira feita por uma produtora independente e que será exibida pela Rede Globo em meados de 2009. "É um trabalho simples. Mas tem ótimo texto, espetacular interpretação, linda cenografia, maravilhosos figurinos e exata luz. É uma joinha, se me permite a cabotinice", diz Meirelles.

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Albertina Duarte Takiuti
Ginecologista

Engajada na criação de políticas públicas de saúde para mulheres e adolescentes, Albertina Duarte Takiuti é idealizadora e coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, disseminado por 120 municípios e que inspira ações nacionais. "Mais de dois mil jovens são ouvidos e orientados diariamente. A ação direta com eles e o treinamento dos profissionais da saúde feito ao longo dos anos culminaram em uma redução de 34% dos casos de gravidez de meninas com menos de 15 anos no Estado", diz a médica. Selecionada pela Fundação de Mulheres Suíças pela Paz como uma das mil ativistas que fazem diferença no mundo nessa área, a médica vai lançar em 2009 um centro de estudos latino-americano e da língua portuguesa para gerar conhecimentos sobre a saúde dos adolescentes.

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Paulo Borges
Criador do São Paulo Fashion Week

Não há como falar em moda brasileira sem citar o empresário Paulo Borges. Ao criar o São Paulo Fashion Week (SPFW), há 14 anos, evento que hoje movimenta R$ 1,5 bilhão a cada temporada, ele ajudou a estruturar o mercado fashion no Brasil. A edição 2009 do SPFW terá a chancela dos comissariados francês e brasileiro de evento de moda e design para as comemorações do ano da França no Brasil e, com isso, seu calendário terá também exposições, lançamento de livros e seminários. Em março, o antigo Amni Hot Spot deixará de ser apenas uma incubadora de novos estilistas. Passará a se chamar Hot Spot, será um prêmio disputado durante nove meses em várias capitais do País e terá transmissão pela tevê como um game. "É um projeto maior, pensando em jovens talentos para o mercado da moda, não somente na área de estilo, mas também de fotografia e jornalismo."

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INOVADORES
Marcello Serpa
Publicitário

Aos 45 anos de idade, o publicitário Marcello Serpa, que, ao lado de José Luiz Madeira, comanda a agência AlmapBBDO, é um colecionador de prêmios. Neste ano, foi o único latino-americano a levar o mais importante deles, o Clio Lifetime Achievement Award. Uma homenagem pelo conjunto de sua obra, ou melhor, de suas criações. Sua agência também foi a segunda mais premiada do mundo no Festival de Cannes, consolidando-se como uma das mais importantes empresas de publicidade do Brasil. No portfólio, novos clientes de peso, como a HP, de tecnologia, a Jontex, fabricante de preservativos, e a marca de cachaças Sagatiba, além de contas como a da Havaianas e da Volkswagen. O resultado de um trabalho bemfeito se traduz em números: de janeiro a outubro de 2008, a AlmapBBDO faturou R$ 1,45 bilhão, valor que chega muito perto de todo o faturamento de 2007.

E, se depender de Serpa, sua agência vai continuar de vento em popa, mesmo em meio às previsões de um 2009 mais contido.

"Os mais espertos investirão na imagem, os covardes ficarão para trás", afirma o publicitário.

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