Laços do destino
O hacker mais famoso do ciberespaço e o criador do programa mais invadido do planeta viraram astros de tevê. Kevin Mitnick (foto à dir.), cinco anos de cadeia no currículo e 23 processos por fraude eletrônica, estreou como um agente da CIA no thriller de espionagem Alias, da ABC. Bill Gates, o fundador da Microsoft, fará sua aparição no dia 13 na série Frasier, exibido no Brasil pela Sony. Gates interpretará ele mesmo num programa de rádio do psicanalista Frasier, onde elogia os produtos Microsoft, irritando ouvintes e apresentador.

Céu bilionário

É o maior contrato militar da história americana. A Lockheed Martin foi escolhida pelo Pentágono para fabricar três mil aviões supersônicos de combate. Uma punhalada na concorrente Boeing, que briga para abocanhar parte do contrato de U$ 200 bilhões. O objeto da disputa é o Joint Strike Fighter ou F-35 (foto), caça projetado em diferentes versões para a Marinha, a Aeronáutica e o Exército, o que reduzirá o custo de manutenção. Os modelos, invisíveis aos radares, transportam bombas sob as asas. O primeiro F-35 sai para a guerra
em 2010.

Indiscreta

É uma mão na roda para os ciclistas noturnos. Pesquisadores da Universidade da Flórida, nos EUA, criaram uma bicicleta luminosa (foto). O esqueleto e os aros podem ser visualizados a 180 metros de distância. A técnica é similar à utilizada pelos relógios que absorvem luz para brilhar no escuro. A bicicleta ganha luminescência com a ajuda de uma bateria de 9 volts colocada sob o assento.

Bê-á-bá moderno

No Centro Educacional Miraflores, no Rio, as crianças aprendem a ler e escrever no computador e produzem e-books (foto). Os livros eletrônicos têm textos sobre folclore, ilustrações digitalizadas, mensagens de voz gravadas e classificados para vender bonecos feitos de massa de modelar. Para os críticos do aprendizado precoce, a escola explica que a tecnologia estimula a percepção visual, a coordenação motora e a criatividade.

 

Busca da cura

O pesquisador islandês Kari Stefansson estudou 51 doentes e identificou neles um dos genes responsáveis pelo mal de Parkinson, que mata as células nervosas do cérebro e leva à demência. Já um grupo de americanos destrinchou o mecanismo que a bactéria salmonella – arma biológica em potencial – usa para envenenar as células humanas. Os trabalhos abrem caminho para criar remédios e vacinas mais eficientes.