Não é autoajuda, nem pornografia soft ou novo episódio de saga juvenil. O estouro editorial do momento é um romance de viés social guardado por mais de meio século por uma escritora reclusa, autora de um livro só. “Go Set a Watchman”, de Harper Lee, quebrou as marcas de vendas do “O Código Da Vinci”, de Dan Brown, e de pré-vendas de “50 Tons de Cinza”, de E.L. James, em apenas algumas horas nas livrarias de 70 países. As lojas tiveram de antecipar o horário de abertura a fim de receber as filas de leitores ansiosos pela continuação de “O Sol É para Todos”, história que valeu à Lee o Prêmio Pulitzer em 1960 e se tornou um dos grandes clássicos da literatura contemporânea.

HARPER-01-IE1.jpg
MAIS CEDO
Leitor em livraria da Flórida, que abriu as portas mais cedo para receber os leitores

“Go Set a Watchman” está programado para sair no Brasil em outubro pela editora José Olympio. A Harper Collins não fala em números, mas afirma que se trata da obra com maior saída em pré-vendas na história da editora.

A casa editorial pertence ao “Big Five”, grupo das cinco empresas que mais vendem livros em língua inglesa no mundo. A livraria Barnes and Noble confirma o fenômeno. De suas prateleiras, anunciou a loja, nenhuma ficção para adultos vendeu tanto no lançamento. Nem mesmo “50 Tons de Cinza”, com seus mais de 100 milhões de exemplares comprados no mundo. A primeira edição do romance, que a escritora guardou por mais de 50 anos, é de 2 milhões de exemplares.

01.jpg

A narrativa mostra uma passagem da vida adulta de Jean Louise Finch, filha do advogado que em “O Sol É para Todos” toma a defesa de um negro do Alabama acusado, injustamente, de violentar uma mulher branca. Na verdade, o texto foi escrito antes de “O Sol”. O editor teria recusado essa primeira história e sugerido que a escritora recuasse no tempo. Desse conselho nasceu a versão filmada por Robert Mulligam em 1962, com Gregory Peck no papel de Atticus Finch, o defensor do acusado de estupro. Depois do reconhecimento mundial de Harper Lee pelo único livro que publicou, sobraram propostas de lançamento para o livro que a Harper Collins coloca agora nas ruas. Ela nunca quis publicar.

HARPER-04-IE.jpg
SURPRESA
Livro quebrou recordes de vendas física e online segundo a Harper Collins

Harper Lee tem hoje 89 anos, mal escuta e não enxerga e vive em um asilo no Alabama sem contato com o mundo. Quem articulou o lançamento do livro antigo foi sua advogada Tonja Carter, que afirmou em um artigo publicado no jornal “Wall Street Journal” que encontrara os originais de “Go Set a Watchman” em 2011. Em outra ocasião, ela disse ter achado o texto no ano passado. No ano passado morreu a irmã de Harper Lee, Alice, quem, na opinião do biógrafo da vencedora do Pulitzer, Charles Shields, era contra a publicação da história em que o advogado e herói se revela um homem racista, que mantém relações com a Ku Klux Klan.