Medicina & Bem-estar

Viva Bem

Viva Bem


 

Tempero poderoso

Mario Piroli/Produção: Rita Pizzi

Descobriram mais uma vantagem da raiz-forte, o tempero verde usado na culinária japonesa. Pesquisadores do Japão constataram que o condimento ajuda na prevenção de cáries. Os responsáveis pelo benefício são componentes químicos presentes na raiz, que apresentam ação antibactericida. São os mesmos responsáveis pelo forte gosto e cheiro do tempero.

……………………………………………………………………………….

Cara nova

Para facilitar a vida das mulheres que fazem reposição hormonal, o laboratório Wyeth está modificando as embalagens das linhas Premelle e Premarian. A partir de janeiro, a concentração dos componentes de cada produto estará impressa no alto da caixinha do remédio, que também terá cores diferentes para facilitar a identificação do medicamento. Ainda estará indicada a combinação dos hormônios.

……………………………………………………………………………….


 

Três em um

O governo americano aprovou um novo remédio contra a aids que facilitará ainda mais o combate à doença. Trata-se do Triovir, que reúne três drogas num só comprimido (AZT, 3TC e Abacavir). O medicamento pode ser tomado apenas duas vezes ao dia e, de acordo com a avaliação médica, dispensar a combinação com outros tipos de drogas na fase inicial do tratamento. A previsão é a de que ele chegue ao Brasil no começo de 2001.

……………………………………………………………………………….


 

Breque no consumo

Nada mais propício para esta época do ano. Cientistas americanos comprovaram que antidepressivos são eficazes no tratamento de consumidores compulsivos, aquelas pessoas que compram desenfreadamente mesmo o que não precisam. O estudo foi feito com 21 pacientes. Deles, 80% melhoraram com o uso do remédio.

……………………………………………………………………………….


 

Passo a passo

O neurologista João Carlos Papaterra Limongi escreveu “Conhecendo melhor a doença de Parkinson” em linguagem bem compreensível. A idéia de produzir esse trabalho surgiu da constatação de que existe pouco material didático para pacientes e familiares. O livro foi dividido em sete capítulos, com informações sobre sintomas, causas e problemas orgânicos. Há também dicas de nutrição e exercícios físicos.

……………………………………………………………………………….


Ciclismo
Ando de bicicleta e moro numa ladeira. Quais os benefícios e os malefícios de praticar o esporte nessas condições?
Leandro Coelho Neto, Maranhão

O esforço é bem maior quando se pratica ciclismo em ruas íngremes. Isso pode ser bom se você estiver bem preparado e usar uma bicicleta adequada, com marchas. Assim, os efeitos do exercício serão maiores e mais rápidos. Com uma bicicleta sem marcha, o joelho e a coluna podem ficar sobrecarregados. Respeitar os seus limites também é importante. Subir uma ladeira aumenta muito a frequência cardíaca. Além disso, cheque o equipamento. A maioria dos acidentes de bicicleta acontece em descidas. Use capacete e luvas.
Danilo Sousa, professor de ciclismo indoor da academia Fórmula

Orgasmo
Tenho 22 anos e transo desde os 17. Até hoje só cheguei ao orgasmo me masturbando. Meu namorado não sabe do problema. Por que isso acontece?
Flávia, via internet

Algumas mulheres são mais sensíveis à estimulação do clitóris do que à penetração. Se já sabe como chegar ao orgasmo, o que você deve fazer agora é relaxar. Converse com o namorado sobre as posições favoritas. Os meninos muitas vezes têm pressa e querem ir logo para a penetração, deixando de lado as carícias. Mas para você elas são fundamentais. Diga isso a ele. Outra dica é curtir a relação. Não ficar se preocupando com o orgasmo também é muito importante.
Beth Gonçalves, psicóloga e coordenadora do Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual (GTPOS)