Comportamento

Preparado para o pouso

Um ano após ser inaugurado, o aeroporto de Cabo Frio começa a receber vôos domésticos

O céu azul da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, começa a ser rasgado por aviões carregados de turistas, que chegam ávidos por experimentar as águas limpas e geladas de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, entre outras belíssimas praias. Um ano após ser inaugurado, o aeroporto passou a receber, no dia 8, vôos regulares da TAM, que vêm do Rio de Janeiro todas as terças, sextas e domingos. Com isso, o acesso à região se tornou mais fácil para quem vem de todos os cantos do Brasil, já que os vôos para o balneário funcionam principalmente no esquema de conexão. O Fokker-100 da companhia sai do aeroporto Santos Dumont sempre às 14h30 e chega às 15h em Cabo Frio. O vôo de volta sai às 15h30. O preço da passagem Rio–Cabo Frio varia entre R$ 69 (tarifa promocional) e R$ 114.

A implantação desses vôos foi festejada pelas autoridades e profissionais do turismo da região. Durante mais de oito meses, o aeroporto, a segunda maior pista do Estado do Rio, com 1.700 metros, só recebia aviões particulares, já que não havia sido homologado. “Em geral esses processos burocráticos costumam demorar”, atesta o prefeito Alair Côrrea, um dos idealizadores do aeroporto. Logo após a homologação, em outubro, o aeroporto começou a receber vôos semanais de Buenos Aires, mas a festa durou pouco. Sem fiscais na região, os argentinos tinham que passar pela alfândega em Florianópolis, o que desanimou os turistas. “Infelizmente a receita ainda não liberou fiscais. Talvez o ano que vem”, lamenta o secretário de Desenvolvimento de Cabo Frio, Jacob Mureb.

A Região dos Lagos é um dos lugares mais bonitos do Estado do Rio e mesmo do Brasil. A cor da água é de um azul cristalino, o que favorece a prática do mergulho. Cabo Frio, com 100 mil habitantes, tem uma boa infra-estrutura hoteleira. Arraial do Cabo, a dez minutos dali, ainda preserva ares de vila de pescador, com pousadas aconchegantes. Não bastasse, a meia hora do aeroporto está Búzios. Imortalizado por Brigitte Bardot, é o reduto de artistas e famosos, com praias calmas e verdes. O único porém é a água do mar, em geral muito fria, por receber correntes marítimas direto das Malvinas. Mas o mar azul, o clima, a areia branca e as dunas compensam qualquer temperatura.