A superação de limites é o potente motor à disposição do homem para auxiliá-lo em sua trajetória. Ele é útil também na busca para o caminho que leva às vizinhanças da perfeição, idéia fixa de alguns humanos, apesar de a realidade não deixar transparecer esta preocupação. Na fórmula do combustível que impulsiona tal anseio misturam-se a auto-estima, a curiosidade, a coragem, a persistência, as preocupações sociais e humanitárias, o caráter, entre outras virtudes.

Na matéria sobre astronomia, à pág. 108, assinada por Darlene Menconi e Henrique Fruet, podem-se ver como as acima citadas curiosidade e persistência de vários astrônomos amadores, muitos deles brasileiros, estão ajudando o projeto de desembarque em Marte para o ano 2020, empurrando as fronteiras do homem para limites antes só imaginados.

Outro dos componentes, a auto-estima foi escolhida como tema de capa desta edição e, para simbolizá-la, o eleito foi Guga, o nosso tenista número 1 do mundo. Gustavo Kuerten, que já foi capa de ISTOÉ mais de uma vez, o que muito nos honrou, é nosso herói com caráter, técnica, persistência, amor próprio e muita auto-estima. Na reportagem de Valéria Propato e Eduardo Marini, à pág. 128, além da fórmula de Guga para superar obstáculos e atingir objetivos, também há dicas para nós mortais mantermos nossa confiança e nosso astral em alta.