Comportamento

Verão retrô

Maiôs e biquínis ganham versão comportada e valorizam os seios com frufrus e brilhos

Praia, no Brasil, sempre foi sinônimo de bumbum de fora. O próximo verão, no entanto, subverte esse conceito: os sutiãs, com formato de triângulos que podem se alongar até o pescoço, ganham finalmente os holofotes. Trançados, frufrus e diferentes brilhos valorizam os seios, que passam a ser adornados com modelos mais comportados. “Há alguns anos, as modelagens amassavam o seio porque essa parte do corpo não era muito valorizada. Neste verão, a mulher deixa de ser só bumbum para ser inteira”, explica Amir Slama, estilista da grife Rosa Chá. O famoso fio dental dá lugar a calcinhas mais discretas. Os maiôs, por sua vez, não são mais recurso para esconder gordurinhas ou outras imperfeições do corpo. Agora eles são opção fashion.

A roupa de praia está tão personalizada que muitas vezes pode ser até temática. A nova coleção da Rosa Chá, Tropical Chic, é totalmente inspirada nos anos 50. Carmem Miranda é o ponto alto e, para homenageá-la, as peças vêm enfeitadas com muitas estampas de frutas e balangandãs. Lenny Niemeyer, a estilista da loja que leva seu nome, abusa da criatividade em peças feitas com materiais naturais, como conchas. Lenny surpreende com o maiô feito com seis mil botões de madrepérola. Seus lançamentos incluem o minishort de cintura baixa – que muitos chamam de sunguinha. Portanto, o verão 2001 enaltece a elegância. “Fio dental, de jeito nenhum”, decreta Lenny.

Enfeite – Essa também é a temporada dos acessórios de praia. Para combinar com os biquínis, pulseiras no antebraço, pulso e tornozelo; brincos e broches enormes; cordões pendurados na calcinha; cintos largos, com tachas, ilhoses, botões, ou fininhos, em metal dourado e prateado. Um detalhe importante, esmalte nas unhas dos pés deixou de ser brega. Unhas coloridas, em azul, vermelho-sangue, lilás e marrom estão na moda. E nada de óculos pequenos e discretos. Os modelos perfeitos para o sol e o mar são do tipo máscara ou surfista.

O revival dos anos 70 também chega às praias. Quem não se lembra do maiô engana-mamãe (a parte de trás parece biquíni)? Ele volta reformulado e bastante sensual. A estilista Ana Paula Monteiro da Costa, da Salinas, confirma a tendência: “É um de nossos investimentos para o verão e está vendendo muito bem.” O formato triangular para a parte de cima do biquíni também está em praticamente todas as grifes. E com uma variante: o modelo cortininha pode ser usado de forma invertida – os cordões que deveriam ficar nas costas são amarrados entre os seios. Ao que tudo indica, o bronzeado, dessa vez, vai ficar em segundo plano. O mais importante é desfilar estilo nas passarelas de areia.

Veja também

+ Cantora MC Venenosa morre aos 32 anos e família pede ajuda para realizar velório
+ Homem salva cachorro da boca de crocodilo na Flórida
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ Idoso morre após dormir ao volante e capotar veículo em Douradoquara; neto ficou ferido
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel