A viagem dos punhais
Fernando Henrique Cardoso desembarcou na Espanha, na quinta-feira 25, levando a tiracolo os presidentes dos três principais partidos do governo: José Aníbal (PSDB), Jorge Bornhausen (PFL) e Michel Temer (PMDB). Não é preciso ser adivinho para saber que as conversas dessa viagem serão decisivas para a escolha do candidato a presidente em 2002. Por enquanto, a bola está dividida entre dois tucanos: Tasso Jereissati e José Serra. Aníbal não fala publicamente, mas todos sabem que ele e Serra não se bicam. Bornhausen não diz para o ministro. Mas sempre deixou claro, aos demais interlocutores, que seu PFL também não aceita José Serra. Quanto a Temer, não está disposto a fazer grandes esforços por qualquer nome. Então quer dizer que Tasso será o escolhido? Não! Ele não tem o aval de FHC, o principal eleitor do grupo. E qual a saída? Elementar: o caminho mais provável para o consenso entre FHC, Bornhausen, Temer e Aníbal é fugir da disputa “Serra versus Tasso”. Ninguém se espante se aparecer um terceiro nome.

Fantasmas da agenda 1
A agenda do lobista Alexandre Paes Santos registra vários telefonemas e encontros com a esposa do ministro da Fazenda, a poderosíssima Catarina Malan. Logo depois de alguns desses contatos, vinham audiências com o próprio ministro.

Fantasmas da agenda 2
O lobista Alexandre Paes Santos pode agora estar em guerra com o tucano José Serra. Mas não era um inimigo do PSDB. Muito pelo contrário. Chegou a ser contratado em julho pela Executiva Nacional do partido. Sugestão do tesoureiro da legenda, deputado Sebastião Madeira (MA).

Salvador Dalí é aqui
O desenho ao lado é uma das 100 provas originais das gravuras pintadas por Salvador Dalí para ilustrar a Divina comédia, de Dante Alighieiri. A coleção, única no mundo e que se julgava sumida, será exposta na Câmara dos Deputados a partir de 21 de novembro. Pertence, quem diria, a um fazendeiro goiano. Em 1970, Lover Ibaixe (o nome é esse mesmo!) encontrou-se em Barcelona com Gala, mulher e musa de Dalí. Ela ficou impressionada com uma moeda de ouro que o brasileiro rodava nas mãos. “Quantas moedas dessas você tem?”, perguntou ela. Ele respondeu: “Uma coleção”. Gala retrucou: “Troco pelas provas da Divina comédia”. Dito e feito.

O Brasil Colônia
Manoel Pastana, procurador da República em Macapá, notou que não havia aparelhos de raio X no aeroporto local. Mandou ofício à Infraero querendo saber o motivo. Explicação oficial e por escrito: “existe um acordo bilateral assinado entre o Governo Americano (sic) e o Brasil sobre segurança da aviação civil que impõe o serviço de Raio X nos aeroportos internacionais que operem em vôos diretos para os EUA”. Nos outros aeroportos, não é necessário.

“Tucanos gostam é de Roubanel’’
Do deputado Aloizio Mercadante (PT-SP), insinuando que as obras do Rodoanel de São Paulo viraram uma roubalheira

Rápidas

Sócia e parceira do ex-ministro Élcio Álvares, Solange Resende foi denunciada pela Procuradoria da República no DF por improbidade administrativa e falsidade ideológica.

O futuro secretário-geral da Presidência, deputado Arthur Virgílio Netto (PSDB-AM), é outro daqueles tucanos que não se bicam com o ministro da Saúde, José Serra.

Vem aí um novo embate entre a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e seu velho rival, o senador Epitácio Cafeteira. Começam a abrir as caixinhas de denúncias.