Projeto nacional

A regional paulista da Sociedade Brasileira de Dermatologia comemora o sucesso do primeiro Dermacamp, acampamento especial para crianças que sofrem de sérios problemas de pele. O evento, que aconteceu no fim de setembro, ajudou a melhorar a saúde e a auto-estima dos pacientes (alguns tinham passado por situações constrangedoras por conta do aspecto de certas doenças). Agora, os médicos decidiram transformar a iniciativa em projeto permanente e nacional. Empresas que queiram se tornar parceiras devem ligar para (11) 3105-4933.

Viva Bem
Ajuda online

O Instituto de Psicologia da USP convida interessados em participar de uma pesquisa online. É um estudo de terapia pela internet que segue os critérios do Conselho Federal de Psicologia. Os candidatos devem ter no mínimo 18 anos, ter pleno acesso à rede e não estar fazendo outro tratamento. Mais informações no endereço https://netpesquisa.com.

 

Viva Bem

Banho de sensações

A Orgânica colocou no mercado uma linha de sabonetes e hidratantes que contem essências que prometem trazer bem-estar. Entre os produtos, estão as combinações laranja e sálvia (energização) e mate verde e kiwi (equilíbrio e harmonia).

TRANSPLANTE SEM DOADORES
A equipe do médico Júlio Voltarelli, do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP), desenvolveu uma técnica de transplante de medula óssea que trata o material sanguíneo do próprio paciente, dispensando a necessidade de doação. Ele diz que o êxito da terapia poderá ser verificado com mais exatidão dentro de um ano. A técnica será usada em alguns casos graves de doenças reumáticas que não respondem aos tratamentos convencionais.

Viva Bem

Hora do chá

Pesquisadores australianos sugerem que o consumo de chá preto reduz as chances de ataque cardíaco: 22 adultos tomaram cinco xícaras diárias da bebida durante 30 dias. Nesse período, os níveis de uma proteína associada à formação de coágulos – que podem prejudicar o fluxo sanguíneo do coração – caíram.

Viva Bem

Ansiedade

Gostaria de saber mais sobre o uso da planta kava-kava
Márcio Vieira, Almenara (MG)

As substâncias encontradas na planta kava-kava têm efeitos semelhantes aos produzidos pelos medicamentos benzodiazepínicos (tranquilizantes). Dessa forma, ajudam a controlar a ansiedade, induzem ao sono e provocam relaxamento muscular. Porém, também há compostos na espécie que podem provocar efeitos colaterais, como excesso de sonolência, e, por isso, a planta só deve ser usada sob orientação médica.
João Ernesto de Carvalho, farmacologista da Universidade Estadual de Campinas

Vermelhidão

Toda vez que fico muito cansada, meu rosto fica vermelho demais, como se eu tivesse uma borboleta no nariz. Parece que incha. Essa reação é normal?
Keila Machado, por e-mail

Não há relação direta entre essa vermelhidão e o cansaço. Caso a reação ocorresse após exercícios, calor, stress, ingestão de bebidas alcoólicas ou alimentos muito quentes, por exemplo, poderíamos pensar na chance de haver uma forma inicial de rosácea, comum em mulheres entre 35 e 40 anos. Trata-se de uma doença de pele, com um importante componente vascular: os vasos sanguíneos superficiais da pele apresentam tendência à vasodilatação. De qualquer modo, é difícil dar uma opinião acertada sem examinar a pessoa. Procure observar se a vermelhidão na face é frequente e se só a percebe quando está cansada. Marque uma consulta com um dermatologista. Se não ficar satisfeita, busque uma segunda opinião.
Ediléia Bagatin,
dermatologista de São Paulo