Na estação do calor, quem não tira férias trabalha sonhando com uma ducha ou uma bebida, ambas geladas. Pensando em satisfazer o desejo dos clientes, restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo refrescam seus cardápios. Dos especializados em frutos do mar aos orientais, a cada verão eles inventam ou reeditam receitas em que pedras de gelo e bolas de sorvete viram as atrações principais.

A aposta do paulistano Kayomix, na Consolação, é o macarrão gelado. Tradicional no Japão – e em diversos restaurantes orientais de São Paulo, com variações –, o hyassomen é uma massa finíssima, temperada com shoyu, gengibre e peixe seco e imersa em água e gelo picado. Uma salada de massa de fécula de batata, algas, cenoura, pepino – e, é claro, gelo – acompanha o prato. Capaz de dar arrepios nas mamas italianas, o hyassomen é apreciado pelo estudante Gabriel Noronha, 23 anos. “Macarrão cheio de molho a gente come todo dia. Este é leve e cai bem até com cerveja.”

O vinho branco é ideal para acompanhar camarões e vieiras (marisco que habita as conchas usadas para servir a famosa casquinha de siri) do Crab, da Vila Madalena. Inspirado nos bistrôs franceses, onde é comum ver vulcões de gelo em mesas de frutos do mar, o combinado, temperado com hortelã, manjericão, salsinha, vinagrete de gengibre e ciboulette, é servido a uma temperatura de -5ºC. Com um prato de gelo por baixo, o sabor fica mais pronunciado.

Quem adora novidades deve provar o presunto italiano com sorvete de melão, do Liolá Café, nos Jardins, em São Paulo. Servido como entrada, o prato é elogiado por ser light: uma porção tem menos de 300 calorias. Dependendo do calor, pode-se ir direto à sobremesa: a granita, versão italiana e sofisticada da brasileira raspadinha, feita com grãos de gelo sabor frutas silvestres, café ou limão.

O carioca Garcia & Rodrigues, no Leblon, inovou seu cardápio com uma sopa fria de creme de pêra com chantilly e ovas de salmão. O chef da casa, Ronald Cavalieri, vem testando a receita em eventos fechados e, como os clientes aprovaram, incluiu o prato nas opções de almoço, ao lado das sopas frias de beterraba e a de tomate com mussarela e manjericão. É a pedida certa para uma refeição adequada ao verão.