Elixir para a pele

O mais novo hidratante da marca francesa Yves Saint Laurent chega reforçado com substâncias tiradas da água do mar, minerais (manganês, cobre, zinco e cálcio) e extrato de lupino branco, planta usada para estimular a regeneração das células. O preço da maravilha? Cerca de R$ 200 o frasco.

 

 
Que tormento!

As dores de cabeça afligem milhares de pessoas. Às vezes, o sofrimento se prolonga por causa da desinformação sobre os tratamentos para cada caso. O livro Enxaqueca – doença do cérebro com tratamento eficaz (Ed. Campus), do neurologista Abouch Krymchantowski, explica as principais causas do mal e as estratégias mais atuais para vencer os diversos tipos.

 

 

Visão de futuro

Os olhos de mais de 4,5 mil crianças serão examinados gratuitamente dias 10 e 11 de outubro em São Paulo e São José dos Campos (interior paulista). Os testes, realizados com o aparelho photoscreening, permitem fazer o diagnóstico precoce de problemas visuais na garotada a partir de seis meses de idade. A iniciativa integra as atividades do Dia Mundial da Visão. Haverá também leilão de óculos de celebridades e doação de armações usadas.

APOIO AOS DEFICIENTES
Parte da renda obtida com a venda do medicamento Dysport (feito com toxina botulínica A) será revertida pelo laboratório Biosintética para a Associação de Assistência à Criança Deficiente. A doação acontecerá todo dia 10. O remédio é útil em tratamentos estéticos e de problemas neurológicos (como a paralisia cerebral e esclerose múltipla). O produto está disponível apenas para médicos, clínicas e hospitais.

Marcas mais discretas

Lançada recentemente no Brasil pelo laboratório Biolab, a pomada Contractubex promete reduzir as cicatrizes deixadas por queimaduras e ferimentos. O produto é feito com extrato de cepae, uma planta européia que teria ação antiinflamatória e melhoraria a elasticidade da pele. Para sua própria segurança, o consumidor só deve utilizar o produto sob supervisão médica.

Dentes brancos

Qual a melhor opção para clarear dentes amarelados?
Luís, por e-mail
O procedimento mais adequado é a limpeza e remoção de tártaro a cada três meses. Outra possibilidade é o clareamento dental. No consultório, é feito em uma sessão. Mas pode ser aplicado em casa, com acompanhamento do dentista. O paciente aplica o gel nos dentes à noite, durante uma semana. Os dois métodos clareiam sem interferir no esmalte ou na estrutura dos dentes e são seguros. Se o resultado não agradar, pode-se recorrer ao revestimento dos dentes com resina ou porcelana. Essas técnicas exigem perícia para evitar novos problemas.
Luciano Krebs,
dentista de Brasília, DF

Sexo anal

Existe ligação entre sexo anal e doenças na região do reto? L.H., por e-mail

Sim, há uma relação entre a prática frequente do sexo anal e o surgimento de doenças no órgão. Ocorre porque a penetração anal constante pode machucar o local, de maneira crônica. Em consequência, há chances de algumas células se tornarem malignas, dando origem ao câncer no reto. O risco é maior na presença do papilomavirus humano (HPV) e do vírus da herpes, ambos sexualmente transmissíveis. Esses microorganismos causam alterações nas células, diminuindo as defesas imunológicas contra o tumor, que deve ser removido. O uso de camisinha é obrigatório para se prevenir. Prefira modelos reforçados, próprios para o sexo anal.
Artur Timerman,
infectologista de São Paulo