Quem associa o PC à falta de uso da massa cinzenta pode se surpreender com alguns dos lançamentos do Dia das Crianças. A série de três jogos Disney, da Positivo, ensina crianças de até seis anos a reconhecer as cores e a soletrar enquanto pintam a casa do Pateta ou ajudam o Mickey a encontrar letras escondidas. O jogo de corrida 3,2,1 Smurfs, da Infogrames, apostou na diversão para estimular reflexos. Os personagens azuis resolvem charadas para cruzar a linha de chegada e o jogo vem com lápis de cor e manual para colorir. Para os fãs do Pokémon, a Divertire terá duas versões do Project Studio, uma central eletrônica com imagens de 151 personagens na qual as crianças criam e imprimem papéis de carta, tatuagens e porta-retratos.

Enquanto trabalha para retirar as torres gêmeas de Nova York da nova versão do simulador de vôo Flight Simulator, prevista para novembro, a Microsoft despeja nas prateleiras três CDs da linha didática Ônibus Mágico: Baleias e Golfinhos, Viagem a Marte e Conhecendo Vôos, para mergulhar no mundo dos cetáceos, da astronomia e da aviação.

Para as crianças de todas as idades, uma boa dica é o F-1 2001, da Electronic Arts, em que os jogadores assumem a direção nas principais pistas do circuito de Fórmula 1. Outro clássico, com 9 milhões de cópias vendidas, o Myst III, da BraSoft, é um game de aventura que requer destreza mental para decifrar enigmas e salvar da destruição um mundo imaginário.