Fernando Henrique Cardoso
Ex-presidente da República

fhc.jpg
Do alto do prestígio adquirido em mais de quatro décadas de vida pública, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso entra em 2010 quebrando tabus. E coloca na agenda temas que políticos evitam em ano eleitoral: a descriminalização do uso da maconha e o  investimento em novas formas de combate às drogas. Como ele próprio costuma repetir, não se trata de um “liberou geral”, mas de uma tentativa de apontar saídas para um problema que se revelou imune aos métodos repressivos. Aos 78 anos, FHC planeja subir o morro, no Rio de Janeiro, para gravar cenas do documentário “Rompendo o Silêncio”. A iniciativa acaba de render-lhe o 11o lugar na lista dos 100 maiores pensadores de 2009, da revista americana “Foreign Policy”.

Gilmar Mendes
Presidente do STF

gilmar.jpg
Ao longo de 2009, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, 54 anos, deu novas demonstrações de que é bom de briga. À frente do Conselho Nacional de Justiça, ele questionou as obras faraônicas dos tribunais e as mazelas administrativas de juízes e desembargadores em vários Estados. Também teve grande repercussão o bate-boca de Mendes com o ministro Joaquim Barbosa, em torno da exposição do Supremo Tribunal Federal (STF) na mídia. Mais recentemente, Mendes fez de tudo para manter no Brasil o ativista italiano Cesare Battisti, que teve a extradição concedida pelo STF, mas os ministros remeteram ao presidente Lula eventual decisão sobre a concessão de refúgio político. Outros temas que entrarão em votação no STF em 2010 que prometem polêmica são a constitucionalidade das cotas raciais em universidades e a punição dos agentes do Estado que torturaram e mataram durante o regime militar.

Osama Bin Laden
Líder da Al Qaeda

osama.jpg
É impossível negar a influência que o saudita Osama Bin Laden exerce sobre o mundo. Aos 52 anos de idade, o engenheiro civil milionário que se transformou em terrorista ainda é o homem mais procurado pela polícia federal dos Estados Unidos, o FBI, e pela agência de inteligência, a CIA. Líder da rede terrorista Al Qaeda, ele mudou o curso da história ao financiar os atentados de 11 de setembro de 2001, atacando as torres gêmeas do World Trade Center e o Pentágono, dando início a uma guerra bilionária e interminável. Depois de pelo menos 12 vídeos divulgados com suas mensagens desde 2001, Osama é hoje uma espécie de fantasma escondido, que assusta os americanos e as nações que os apoiam na guerra contra o terror.

Avigdor Lieberman
Chanceler israelense

avigdor.jpg
Chefe da diplomacia israelense, o ultradireitista Avigdor Lieberman, 51 anos, tem ampliado seu leque de influência no mundo. Ele foi um dos maiores arquitetos do processo eleitoral de Israel que levou ao poder o conservador Benjamin Netanyahu – esse triunfo foi alcançado graças ao apoio do partido comandado por Lieberman que conquistou 15 assentos no Parlamento. Embora questionado por parte da população devido ao seu nacionalismo exacerbado, o político linha-dura soube explorar a sensação de que não havia um líder a defender com vigor os interesses do país nem na centroesquerda nem na direita tradicional. Além de ganhar o cargo ministerial, recebeu carta branca para discutir com países emergentes maneiras de deter a influência iraniana. A visita de Lieberman ao Brasil, a primeira de um chanceler israelense em 22 anos, mostrou que sua voz é cada vez mais forte.

Kátia Abreu
Senadora e presidente da CNA

katia.jpg
Em qualquer polêmica envolvendo o campo, o setor produtivo e os ecologistas, uma personagem tem presença garantida: a senadora Kátia Abreu (DEMTO), 47 anos, que também é presidente da Confederação Nacional da Agricultura. Com mandato até 2014, ela não dispensa uma boa briga, seja de salto alto no Congresso, seja de bota e chapéu nas fazendas. Uma de suas principais bandeiras para 2010 será provar que os produtores rurais e os ambientalistas podem trabalhar em conjunto.

José Saramago
Escritor

saramago.jpg
Aos 87 anos, José Saramago começou 2009 cumprindo seu ofício, concentrado na tessitura da narrativa do livro “Caim”. Como já era esperado, o lançamento da obra suscitou polêmica em torno das críticas de Saramago ao cristianismo. Mas essa não foi a única briga comprada pelo escritor português. Ele viu seu livro “O Caderno” – reunião dos textos que publicou em seu blog pessoal desde setembro de 2008 – ser recusado pela editora que habitualmente o publica na Itália. Diante da justificativa de que a publicação não seria feita por conter ofensas ao primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, Saramago foi taxativo: “É duro viver quando o poder político e o empresarial se reúnem. Não invejo a sorte dos italianos. Mas são eles que podem mudar o país.”

Hugo Chávez
Presidente da Venezuela

hugo.jpg
A farda verde-oliva, acompanhada por boina e camisa vermelhas, tornou-se marca inconfundível do venezuelano Hugo Chávez, 55 anos. Desde 1999, é este o figurino a vestir a Presidência do país, uma espécie de uniforme para a cruzada antiimperialista. Adepto do bolivarianismo, Chávez levantou bandeira contra o modelo neoliberal e a influência dos EUA na América Latina. Seu estilo de governo ganhou a simpatia e serviu de inspiração a outros presidentes latino-americanos, como o equatoriano Rafael Corrêa, o boliviano Evo Morales e o líder hondurenho deposto, Manuel Zelaya. Chávez é um homem que desperta paixões e ódios. Se por um lado obteve melhorias sociais, por outro é constantemente acusado de ser autoritário e de adotar medidas antidemocráticas, principalmente no que diz respeito à liberdade de imprensa. A amigos ou inimigos, entretanto, uma coisa é certa: nunca a Venezuela teve um presidente tão comentado. Um dos esforços chavistas tem sido a luta pela inserção da Venezuela no Mercosul.

Carlos Nuzman
Presidente do COB

carlos.jpg
Há muito trabalho à espera do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Nuzman, 67 anos, nos próximos meses – mas nada que o deixe ansioso ou desagrade, até porque ele lutou para pisar um ano novo como pisa 2010. Nuzman foi um dos principais responsáveis pela candidatura vitoriosa do Rio de Janeiro a sede da Olimpíada de 2016. “A conquista do direito de organizar os primeiros Jogos Olímpicos na América do Sul veio através de muita dedicação e esforço”, diz ele, eleito o maior líder esportivo do mundo pela Academia de Esportes dos EUA. Alcançado o seu objetivo inicial, o plano agora é correr contra o relógio para organizar um evento à altura da expectativa de todo o planeta. Para isso, é preciso arregaçar as mangas desde já: “O futuro do esporte brasileiro depende do trabalho que será feito até 2016.”

Joseph Blatter
Presidente da Fifa

joseph.jpg
Em ano de Copa do Mundo, o homem à frente da Federação Internacional de Futebol (Fifa) é sempre uma personalidade a ser lembrada para o bem ou para o mal. E, em 2010, o desafio de manter a ordem durante os jogos da África do Sul será, mais uma vez, do suíço Joseph Blatter, 73 anos. Experiente, o atual presidente da Fifa já esteve no comando dos torneios da Coreia do Sul e do Japão (2002) e da Alemanha (2006). Para a Copa de 2010, promete mais rigidez na punição de abusos dos jogadores e qualidade técnica por parte dos árbitros para garantir decisões rápidas e justas. O aviso está dado: no que depender do suíço, casos como a “mão de Deus” de Maradona, que ajudou a seleção argentina a ganhar o título em 1986, não mais se repetirão.

Mahmoud Ahmadinejad
Presidente do Irã

mahmoud.jpg
Para o jornal francês “Le Monde”, Mahmoud Ahmadinejad, 53 anos, e o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, foram as personalidades negativas de 2009. Ahmadinejad é presidente do Irã desde 2005, reeleito em 2009 após um processo eleitoral cuja validade foi contestada. Para muitos, ele é tido como uma ameaça à paz mundial. A sombra do presidente iraniano paira sobre a comunidade internacional desde que ele anunciou seus planos de desenvolvimento de um programa nuclear. A vontade de Ahmadinejad é vista por muitos como um indício de que o Irã pretende desenvolver tecnologias para a produção de bomba atômica. Embora a suspeita não tenha sido confirmada, o presidente iraniano coleciona inimigos – os principais, os EUA e Israel. Ele veio ao Brasil, em novembro, em visita ao presidente Lula. A preocupação em relação ao líder iraniano é saber quais são os seus limites e as suas intenções.

Clique nos links abaixo e conheça as 100 personalidades mais influentes no Brasil e no mundo.

Categoria: ESTRELAS
Parte 1Parte 2

Categoria: OUSADOS
Parte 1Parte 2

Categoria: POLÊMICOS

Categoria: DISCRETOS

Categoria: ÍDOLOS

Categoria: REVELAÇÃO

Categoria: INOVADORES
Parte 1Parte 2