Abilio Diniz
Empresário

OUSADOS_01_IE.jpg
Seu nome é, sem dúvida, o mais forte do varejo brasileiro. Dono da Companhia Brasileira de Distribuição – que inclui a rede de supermercados Pão de Açúcar, Extra, CompreBem e Sendas –, o dinamismo de Abilio Diniz tornou-se ainda mais evidente em 2009. Além de arrematar a rede Ponto Frio, em junho, Diniz também adquiriu a Casas Bahia, no fim do ano, e consolidou o Pão de Açúcar como o maior grupo de varejo do País, com um faturamento superior a R$ 40 bilhões. Após um ano de forte expansão em sua rede, Diniz terá pela frente um 2010 de consolidação. Seu maior desafio nesses próximos 12 meses será integrar de forma suave, mas eficaz, as duas redes que adquiriu no ano passado. Será uma tarefa dura, mas extremamente factível para este empresário de 73 anos que transformou o armazém de secos e molhados criado por seu pai em um verdadeiro império.

 

abilio_site.jpg

Assista à entrevista exclusiva com Daniel Filho na premiação realizada em dezembro de 2009, pela revista IstoÉ Dinheiro, na qual foi eleito Empreendedor do Ano

Rupert Murdoch
Empresário

Ous-Rupert_IE-2096.jpg
O empresário australiano Keith Rupert Murdoch tinha apenas 24 anos quando herdou de seu pai a News Corporation, à época uma pequena empresa que controlava um jornal na Austrália. Murdoch a transformou em um dos maiores conglomerados de mídia do planeta. Agora, às vésperas de completar 79 anos, o empresário lidera uma guerra quase solitária contra as empresas da internet. Ele deflagrou pelo mundo a discussão acerca da cobrança para o acesso aos conteúdos noticiosos online. Ele tem repetido como um mantra que: “o bom jornalismo é um bem caro que deve ser pago.” Sua atitude polêmica vem mobilizando ações e coloca em pauta o real papel da internet. Em 2010, ele pretende exigir pagamento para a leitura online de parte de seus jornais. Resta saber se as empresas e os internautas darão sustentação a sua iniciativa.

Al Gore
Ambientalista

Ous-Algore_IE-2096.jpg
Al Gore é um homem que não se curva diante das adversidades. Ícone do ambientalismo, o ex-vice-presidente americano já convocou os líderes mundiais para um encontro em junho, na Cidade do México. Antes dessa reunião marcada pela ONU, ele quer concluir o tratado climático que ficou em aberto na conferência de Copenhague, na Dinamarca.
Em 2010, Al Gore também pretende fincar no Brasil as raízes de sua ONG, a The Climate Projet (TCP), criada nos EUA com o objetivo de formar voluntários para a cruzada contra o aquecimento global.
Aos 61 anos, Al Gore tem tudo para manter-se na linha de frente do combate às mudanças climáticas, embora venha enfrentando críticas por supostamente exagerar em suas previsões. Além do ativismo ambiental, que já lhe valeu um Prêmio Nobel da Paz, em 2010 ele continua à frente da Current TV, uma rede de informações dirigida ao público jovem, e da Generation Investment Management, voltada para investimentos sustentáveis.

algore_site.jpg

Assista ao clipe do documentário documentário "Uma verdade inconveniente", protagonizado pelo político americano

Henrique Meirelles
Presidente do Banco Central do Brasil

OUSADOS_04_IE.jpg
Nenhuma situação poderia ser melhor para o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, 64 anos. Ele venceu todas as difíceis batalhas dentro do governo federal para ter independência na política monetária e, nos momentos mais críticos da crise econômica, foi justamente essa independência que permitiu ao governo agir sem temer graves ataques especulativos. A atuação de Meirelles foi relevante no acúmulo de reservas internacionais, na manutenção da estabilidade da economia e na liberação dos depósitos compulsórios. Essa última medida possibilitou o retorno do crédito às empresas brasileiras. Além disso, em meio à turbulência internacional, o BC conseguiu manter a inflação dentro da meta. Em 2010, Meirelles pode fazer o que quiser: tanto permanecer à frente do Banco Central, o que lhe manterá as portas abertas para participar do próximo governo, seja ele de qual partido for, quanto sair em abril para disputar um cargo eletivo.

Paulo Skaf
Presidente da Fiesp

OUSADOS_06_IE.jpg
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) ousou ao assinar a ficha do Partido Socialista Brasileiro e a legenda acena para a possibilidade de indicá-lo candidato ao governo de São Paulo. Aos 55 anos, Skaf diz estar pronto para a disputa. De qualquer forma, sua presença em 2010 será relevante na eleição. Há algum tempo, o empresário vem ampliando sua participação política. Ao criar, no início de 2009, o Comitê de Acompanhamento da Crise no âmbito da Fiesp, ele estreitou sua relação com o governo federal: sugeriu um pacote de medidas para o combate à crise dentro da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP). As medidas foram adotadas, culminando na redução da taxa de juros de longo prazo (TJLP) e dos juros para financiamento de máquinas e equipamentos – fortalecendo a economia brasileira e ampliando sua influência além das barreiras do empresariado que representa. A ampliação das relações comerciais da Fiesp com dez novos países apenas em 2009 e a defesa do recebimento, pelos exportadores, dos créditos referentes ao ressarcimento legal do IPI previsto nas vendas ao Exterior também contribuíram para que a imagem positiva do presidente da Fiesp ganhasse mais projeção.

Lady Gaga
Cantora

OUSADOS-GAGA-IE-2096.jpg
Como Madonna, a cantora americana Lady Gaga, nascida Stefani Joanne Angelina Germanotta, é descendente de italianos. Ela também compartilha com sua antecessora o gosto por platinar os cabelos pretos e começou se apresentando em clubes gays nova-iorquinos. As duas ainda dividem o mesmo gosto pelo escândalo – tanto nas letras de músicas feitas para dançar quanto na forma extravagante de se vestir. Com tantas coisas em comum, não surpreende que aos 23 anos Lady Gaga esteja de olho no trono da atual rainha do pop. Ela até carrega um curioso cetro de conotações sexuais. Com apenas um ano de carreira e dois CDs lançados, já vendeu mais de quatro milhões de discos e seus CDs estão há um ano e três meses na lista dos mais vendidos nos EUA. Uma façanha de fazer inveja a Madonna.
Atualmente, Lady Ga­­ga (cujo nome artístico foi tirado da música “Radio Ga Ga”, do Queen) faz uma média de 15 shows por mês e está com agen­da lotada até meados do ano. Há chance de ela vir ao Brasil.

ladygaga1_site.jpg

Assista ao clipe "Eh, Eh (Nothing else I can say)", da cantora britânica

Philippe Starck
Designer

Ous-Philippe_IE-2096.jpg
O francês Philippe Starck, 61 anos, é um dos designers mais influentes dos últimos tempos. Sem preconceitos, ele desenha desde iates multimilionários até prosaicas escovas de dente, passando por móveis, joias, motos, espremedores, relógios, roupas, hotéis e turbinas eólicas. No Brasil, seu projeto mais famoso é o interior do Hotel Fasano, no Rio de Janeiro, inaugurado em 2007. Já no mundo, seu contrato mais inusitado acaba apenas em 2022. Starck firmou parceria com o empresário da noite iraniano Sam Nazarian para mobiliar endereços por todo o planeta por pelo menos mais 12 anos. Ele continua desenvolvendo suas linhas de móveis e objetos para gigantes como Alessi e Kartell, e foi escolhido para desenhar o primeiro aeroporto comercial de voos espaciais do mundo, da companhia inglesa Virgin Galactic.

PARTE 2

Clique nos links abaixo e conheça as 100 personalidades mais influentes no Brasil e no mundo.

Categoria: ESTRELAS
Parte 1Parte 2

Categoria: OUSADOS
Parte 1Parte 2

Categoria: POLÊMICOS

Categoria: DISCRETOS

Categoria: ÍDOLOS

Categoria: REVELAÇÃO

Categoria: INOVADORES
Parte 1Parte 2