Falta pouco para o pleno do Supremo Tribunal Federal julgar os agravos regimentais de Eduardo Cunha e Renan Calheiros. O deputado e o senador pedem o arquivamento dos inquéritos em que são investigados por supostos envolvimentos no escândalo da Petrobras. O relator é o ministro Teori Zavascki. Acolhido os argumentos da defesa os processos acabam e eles que adoram apregoar “tranquilidade” vão dormir por ora em paz. Caso não, as investigações serão aceleradas.

BOECHAT-01-IE.jpg

Brasil
Realidade política

Presidente do Conselho Nacional de Educação de 2006 a 2008, Edson Nunes diz não entender tanta polêmica acerca da terceirização. “O sistema está perfeitamente testado e funciona no Executivo, a partir da eleição presidencial”. Para quem se surpreende com a observação, o professor explica: “O PMDB terceirizou o pleito. Botou a candidata do PT para ganhar a disputa e, depois, saiu governando”. Ou seja, a matéria que tanto mobiliza o Congresso e entidades sindicais é fato na vida política.

Negócios
Business zen

Mais fashion dos herdeiros de Abílio Diniz, Pedro Paulo Diniz foi piloto da F1, namorou modelos e morou no Principado de Mônaco. Agora na ioga, alimentação orgânica e meditação natural, prioriza negócios relacionados com a sua rotina odara. Criou uma linha de alimentos orgânicos para venda no Pão de Açúcar. O negócio tem escala de produção, mas a notada falta de charme está perto do fim. Diniz conversa com Marcos Palmeira, que assinaria os produtos da linha. O ator é do ramo: comercializa vegetais orgânicos cultivados na sua fazenda há uma década. Tudo numa boa, tudo zen, tudo bem light.

s1_1diniz.jpg

Lava Jato
Gente
 que sabe
Radiografia de um mega empreiteiro cuja empresa está sendo investigada sob o paiol da Lava Jato – “quem pagou propina a intermediários do quilate de Fernando Baiano, por exemplo, está f…. Não tem cabeças coroadas a entregar. Já quem operou diretamente com o escalão de cima possui pólvora para explodir o Palácio”.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Congresso
Novo ninho

Além de Martha Suplicy, outra senadora prestes a se filiar ao PSB é Lúcia Vânia (GO). Foi preterida pelo PSDB para ocupar a primeira – secretaria do Congresso, depois da eleição de Renan Calheiros. A cúpula tucana preferiu no cargo Paulo Bauer (SC). Ela aguarda parecer jurídico para ter certeza que a mudança partidária não implicará em perda do mandato. Mesmo no PSB seguirá afinada com o governador de Goiás, Marconi Perillo, do PSDB.

url.jpg

MPF
Pingo nos is

A decisão da 22ª Vara Federal do DF, indeferindo pedido da AGU pelo fim do pagamento de auxilio moradia a juízes e promotores, não fez menção ao ato que autoriza o ex-senador Gilberto Miranda utilizar para fins particulares a Ilha das Cobras, em São Paulo. Portanto, equivocada a nota publicada aqui, em 25 de março, com informações colhidas no MPF, em Brasília. O juiz Tiago Borré também nada escreveu no despacho relacionando dirigentes da AGU com a situação atual do imóvel público federal. O local é alvo de uma disputa jurídica hoje que envolve a AGU e a empresa do ex-senador.

Genéricos
Boa briga

Segundo a IMS Health, consultoria que audita a indústria farmacêutica no País, a Sandoz foi quem mais cresceu (44%) em unidades (remédios em caixas),entre 2013 e o ano passado – o segundo lugar ficou com a Teuto, seguido pela Eurofarma. O estudo se baseou no balanço das 10 principais produtoras de genéricos. A empresa do Grupo Novartis foi a primeira a lançar um medicamento para disfunção erétil com o princípio ativo do Cialis (tadalafila), em novembro passado, detendo 56% do concorrido mercado.

Indústria
Café e pinga

A defesa de um pacto que una a sociedade. Isso é o que querem os empresários mineiros nesse momento de crise que paralisa o Brasil. Nos próximos dias, o ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro, visitará Minas Gerais e receberá do presidente da Federação das Indústrias de Minas, Olavo Machado Junior, um book com propostas para o Brasil sair do atoleiro. Em discurso, Olavo pregará uma politica que valorize as “Marcas” regionais, mas sem confrontos gerados por interesses corporativos e fisiológicos.

cms-image-000352346.jpg

Direito
A voz do mestre

Na semana passada, o ministro Luís Roberto Barroso foi patrono da Turma de Direito da UERJ de 2014, da qual foi professor. O discurso virou hit na internet, com mais de dois milhões de acessos e quase 50 mil compartilhamentos em Facebook. Em “A vida e o direito: breve manual de instruções”, entre parábolas e casos reais, Barroso deu cinco conselhos aos formandos: 1. Nunca forme uma opinião sem antes ouvir os dois lados; 2. A verdade não tem dono; 3. O modo como se fala faz toda a diferença; 4. Seja bom e correto mesmo quando ninguém estiver olhando; e 5. Ninguém é bom demais, ninguém é bom sozinho e é preciso agradecer.

cms?bancoImagemFotoAudiencia?bancoImagemFotoAudiencia_AP_242330.jpg

Bebidas
Por trás da marca

Reconhecida no mercado como também uma fábrica de líderes, a Ambev promoveu cerca de 10 mil funcionários em 2014. Essas pessoas foram movimentadas para cargos dentro da função, em outras posições e setores da companhia. “Nosso foco está em contratar gente boa, treinar, engajar, motivar e dar espaço para crescimento” afirma Renato Biava, diretor de desenvolvimento de gente da Ambev.

Filantropia
Corrida de jalecos

Espécie de Lei Rouanet da Medicina, os programas nacionais de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e de Apoio à Pessoa com Deficiência (Pronas) só poderão receber adesão de empresas e pessoas físicas até o dia 30 próximo. É a data-limite fixada pelo Governo. As doações abatidas no Imposto de Renda são para ações e serviços aprovados pelo Ministério da Saúde e voltados para a população carente. O prazo exíguo provoca uma verdadeira maratona nessa reta final de captação, entre dirigentes de entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos.

Cultura
Aviso cobiçado

O maior prazer para a turma do teatro é colocar a plaquinha “lotação esgotada” na bilheteria. Pois bem. Atualmente, no Rio, um espetáculo vende ingressos a rodo com duas semanas de antecedência – fenômeno que há muito não ocorria na cidade. “As Noviças Rebeldes”, com versão brasileira de Flávio Marinho e direção de Wolf Maya, no Teatro Net-Rio fez sucesso nos anos 80, depois com elenco masculino baiano foi ovacionado nos anos 90 e, agora, com atrizes e atores bate os recordes anteriores. Encabeçado por Soraya Ravenle e Sabrina Korgut fica na cidade até 10 de maio e, depois, parte em excursão nacional pelas principais capitais brasileira, por três meses.


Soraya-Ravenle.jpg

Foto: Leonardo Aversa/Ag. O Globo


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias