A oposição no Senado junta dados oficiais para tentar barrar o ajuste fiscal proposto pelo governo. Levantamento feito pela assessoria do líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), mostra que, entre agosto e outubro do ano passado – período eleitoral –, a média mensal dos gastos com funcionários comissionados subiu 41% em relação às despesas feitas entre janeiro e julho. Nos mesmos períodos comparados, as passagens aéreas custaram 32% a mais aos cofres públicos e os serviços de consultoria saltaram 30%.

PIC_Conf1.jpg

O inchaço da máquina
Ronaldo Caiado usa os números do orçamento para demonstrar que o ajuste fiscal do governo tira recursos do bolso do cidadão para financiar o aparelhamento do Estado. Segundo o levantamento do DEM, os investimentos previstos para este ano representam 10% dos gastos com o custeio da máquina pública montada pela presidente Dilma Rousseff.

Briga entre goianos
Envolvido no enfrentamento com o governo, o líder do DEM terá de encarar outro confronto. Na semana passada, o ex-senador Demóstenes Torress acusou Caiado de ter recebido dinheiro do bicheiro Carlos Cachoeira em campanhas eleitorais. O líder do DEM afirma que é mentira.

O articulador de fato 
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tornou-se na prática o articulador político do governo. Formalmente, a função é de Pepe Vargas, das Relações Institucionais. Na semana passada, no Senado, os parlamentares fizeram uma fila para falar com Levy sobre demandas estaduais.

Charge_2366_DIlma_popularidade.jpg

O preço das doações
Lobistas da Sete Brasil e da Camargo Corrêa, empresas enroladas com a Lava Jato, visitaram os gabinetes dos sub-relatores da CPI da Petrobras. Eles pediram alterações nos requerimentos de convocação de executivos. Muitos deputados tiveram campanhas pagas por empreiteiras.

Lobby para os circos
O deputado Tiririca (PR-SP) quer que o BNDES abra uma linha de financiamento para atividades circenses. O parlamentar já afirmou que os circos são mais organizados do que a Câmara e pede que os bancos estatais ampliem a oferta de recursos para esse tipo de entretenimento.

O perfil do general
Desde o final do ano passado, o perfil na Wikipédia do ex-comandante do Exército Francisco de Albuquerque registra que o general teria se tornado conselheiro da Petrobras em abril de 2010. Quem fez a alteração provavelmente quis blindá-lo do Petrolão. Na verdade, Albuquerque integra o Conselho de Administração da Petrobras desde 2007.

Currículo
Francisco Albuquerque é também membro do Conselho de Administração da BR Distribuidora e integrante dos comitês de Auditoria e de Remuneração e Sucessão. Em 2004, ele protagonizou a nota à imprensa que enaltecia o golpe militar de 1964 e justificava a morte do jornalista Vladimir Herzog.

No bolso dos carteiros
O desvio de mais de R$ 5 bilhões do Postalis, fundo de previdência dos funcionários dos Correios, transformou-se em um grande pesadelo para os trabalhadores. Antes de receber os benefícios para os quais contribuíram, os servidores da estatal terão de cobrir o rombo bilionário. Eles receberam um informativo sobre as dívidas que terão de arcar pelos próximos 15 anos para recuperar os recursos que sumiram do fundo. Entre os mais graduados da instituição, tem gente que vai pagar mais de R$ 250 mil para cobrir os prejuízos da administração temerária patrocinada por diretores indicados pelo PT.

Sobre o condomínio de Afif
O ministro da Micro e Pequena Empresa, Afif Domingos, esclarece que, no julgamento relacionado ao condomínio na Praia da Baleia, o recurso em análise pelo TJ de São Paulo foi apresentado pelo governo do Estado. Logo, não é ele, Afif, que está sendo julgado – como foi publicado nesta coluna. De qualquer forma, na hipótese de uma decisão favorável, Afif será beneficiado.

Toma lá dá cá

Deputado Wadson Ribeiro (PCdoB-MG), autor do projeto que criminaliza apologia à ditadura militar.

CONF-02-IE.jpg

ISTOÉ – Como surgiu a ideia do projeto?
Ribeiro –
Com as manifestações das ruas. Os protestos são legítimos, mas pedir a volta da ditadura é o mesmo que apoiar à volta da escravidão, do nazismo.

ISTOÉ – Limitar o escopo dos protestos não compromete a liberdade de expressão?
Ribeiro –
De fato, é uma linha tênue em relação à liberdade de expressão. Mas as manifestações democráticas consistem em direitos e deveres. Defender a democracia é um dever.

ISTOÉ – Os currículos escolares tratam adequadamente o ensino do período militar?
Ribeiro –
Não, nossa educação não fundamenta bem nossa história. A solução para os problemas brasileiros é mais democracia.

Rápidas

* O projeto do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de visitar todos os estados durante sua gestão – uma promessa de campanha – começou muito mal. Na semana passada, Cunha foi vaiado nas Assembleias Legislativas de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

* Batizada de “Câmara Itinerante”, a iniciativa de Eduardo Cunha desagradou a deputados e assessores. Os funcionários requisitados para integrar as comitivas estaduais reclamam do excesso de trabalho e das diárias magras pagas durante as viagens.

* Os parlamentares que acompanham Eduardo Cunha Cunha estão incomodados com o uso das segundas-feiras para discutir temas áridos como Pacto Federativo e Reforma Política. O primeiro dia útil da semana, antes do programa “Câmara Itinerante”, era um dia bastante tranquilo.

* Os parlamentares que acompanham Eduardo Cunha Cunha estão incomodados com o uso das segundas-feiras para discutir temas áridos como Pacto Federativo e Reforma Política. O primeiro dia útil da semana, antes do programa “Câmara Itinerante”, era um dia bastante tranquilo.

* Diferentemente do que foi publicado neste espaço na semana passada, as Propostas de Emenda Constitucional (PECs) aprovadas pelo Congresso não dependem de sanção presidencial para entrar em vigor.

Retrato falado

A presidente Dilma Rousseff sofreu no primeiro trimestre as consequências do atraso na votação do orçamento de 2015. Para não passar pela mesma situação no próximo ano, Dilma aposta no trabalho da senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), escolhida na semana passada para o cargo de presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO). A indicação de Rose pelo PMDB teve o apoio do Palácio do Planalto. Em seu primeiro discurso, a senadora capixaba demonstrou boa vontade para atender à demanda de Dilma.

CONF-03-IE.jpg

 

Homenagem em Jerusalém
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federa (STF) Joaquim Barbosa vai receber uma homenagem em Israel. Nos próximos dias, o homem que comandou o julgamento do processo do mensalão embarca para o país do Oriente Médio para receber o título de professor Honoris Causa da prestigiada Universidade Hebraica de Jerusalém. Depois de se aposentar do Supremo, Barbosa se dedica à produção de pareceres jurídicos.

CONF-04-IE.jpg

O amigo dos guerrilheiros
A memória da Guerrilha do Araguaia perdeu um de seus personagens mais simbólicos. O camponês Pedro Sandes, conhecido como “Pedro Onça”, morreu no dia 26 de março, aos 79 anos. Por fazer parte da rede de apoio dos combatentes do PCdoB, foi preso e torturado pelos militares.

Fotos: Richard W Silva; Leonardo Prado / Câmara dos Deputados; Adriano Machado / AG. ISTOÉ
Colaboraram: Claudio Dantas Sequeira, Izabelle Torres e Josie Jerônimo