Boatos na internet

Uma mensagem que circula na internet acusa a presença de duas substâncias cancerígenas em absorventes internos: amianto (ou asbesto) e dioxina (resíduo do clareamento da matéria-prima dos tampões). A Johnson & Johnson, dona da marca o.b., afirma que o atual processo de produção não deixa resíduos de dioxina e que o item não contém amianto. A FDA, agência americana que fiscaliza dispositivos médicos, informa que não encontrou as substâncias nos absorventes analisados. Mas não custa se precaver. A ginecologista Nadir Okayawa, de São Paulo, não recomenda os tampões para mulheres que usam DIU, têm corrimento, múltiplos parceiros, infecções por HPV (um tipo de vírus) e as que se esquecem de trocar os tampões com frequência.


Ter gatos é uma vantagem

Pesquisa recente feita na Austrália mostrou que os donos de cachorros se consultam 8% menos do que as pessoas que não têm bichos de estimação. Quem convive com felinos leva vantagem: segundo o estudo, eles foram 12% menos vezes ao médico do que os “sem-gato”. O estudo será apresentado na 9ª Conferência Internacional sobre Interações Homem-Animal, que acontece na próxima semana no Hotel Intercontinental, no Rio.

Todos os números

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica encontrou uma forma de facilitar o acesso às informações sobre a doença. Ela lançou o projeto Câncer no Brasil, um banco de dados que reúne os números oficiais sobre a enfermidade. Dá para saber desde os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com internações até total de mortes por tumores. A versão impressa do programa e um CD-ROM são distribuídos a oncologistas, hospitais e secretarias de saúde.

Sangue Sintético

A medicina acaba de dar mais um passo para desenvolver o sangue sintético, um dos seus maiores desafios. Na semana passada, cientistas da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, anunciaram a transformação de células-tronco embrionárias (que podem formar quase todos os tipos de tecidos do corpo) em células hematopoéticas, aquelas que, com outras substâncias, formam o sangue. O estudo foi feito em camundongos.

 

Rosácea

Uso isotretinoína contra a acne rosácea (doença que causa vermelhidão e pontos de pus na pele).Quais os efeitos adversos?
Rosa Maria Olher, por e-mail

A isotretinoína é um medicamento controlado e seus efeitos colaterais devem ser informados pelo dermatologista. O mais grave deles é a possibilidade de provocar alterações no feto em desenvolvimento. É por isso que a paciente é orientada a não engravidar durante o tratamento. Também se deve evitar a gravidez num período de dois meses após a tomada do último comprimido. O uso da isotretinoína aumenta a secura da pele e das mucosas. Há chance de surgir pruridos dentro do ouvido. Em geral, esses efeitos estão relacionados com a dose e podem surgir depois dos primeiros 15 dias de uso. Um cuidado indispensável é repetir periodicamente os exames de controle das enzimas do fígado, colesterol e triglicérides (gorduras do organismo), sujeitos a alterações pelo uso da medicação.

Mônica Aribi Fiszbaum, dermatologista de São Paulo

Cisto

Fiz uma ultra-sonografia e foi constatado um cisto pequeno no meu ovário esquerdo. O que devo fazer?
Maria, por e-mail

Devido às características descritas do cisto, há chances de ele ser benigno. Para ter certeza desse resultado é importante realizar um novo exame daqui a três meses. Caso ocorra um crescimento do nódulo nesse período, a conduta dependerá do volume do cisto, podendo até ser cirúrgica.

Marcelo Zugaib, ginecologista de São Paulo