Pic_Gente.jpg

Ver Maria Fernanda Cândido e verbalizar sobre sua beleza é quase inevitável. Algo que a atriz já se acostumou, mas educadamente dá de ombros. “Estou com 40 anos e esse realmente não é mais um tema na minha vida”, diz. O tema a que se dedica: estudos. Nem quando gravava minisérie “Felizes para Sempre?” ela abriu mão de estar presente nas reuniões da Casa do Saber, da qual é sócia. “É o que mais ocupa meu tempo”, confessa a atriz, enquanto intercala essas atividades com a gravação de “Dois Irmãos”, próxima minissérie da Globo. Desta vez, ela dará vida à Estelita, uma mulher rica e esnobe. Casada com o empresário francês Petrit Spahija, e mãe de Tomás, de 9 anos e Nicolas, de 6, Maria Fernanda Cândido faz côro com os indignados com o momento político brasileiro.

ISTOÉ – A vida começa aos 40?
Maria Fernanda Cândido – 
Não diria isso. Vejo mais como uma fase da vida.

ISTOÉ –Depois do sucesso da série “Felizes para sempre?”, sua próxima personagem na minissérie “Dois Irmãos” é uma mulher rica e esnobe. Você não pensa mais em novelas?
Maria Fernanda – 
Por enquanto não. Quero desenvolver projetos na Casa do Saber, e fazer cursos. Já estou matriculada no curso “O Poder e a Política na obra de Shakespeare”. A Casa do Saber faz 11 anos. Começou com reuniões que eu e uns amigos fazíamos em casa para estudar filosofia. De 20 pessoas, sempre tinha mais 20 querendo participar. Abrimos sem saber no que ia dar e é um sucesso. É o que mais toma meu tempo. Faço as reuniões de briefing e a curadoria. As aulas são ministradas como se estivéssemos em casa e mantemos a tradição de ser algo prazeroso. Como fazíamos em casa, no intervalo das aulas que duram duas horas, servimos vinho e petiscos.

ISTOÉ – O curso que fará passa pela política. Por falar nisso, como tem visto o momento no Brasil? 
Maria Fernanda – 
Não vejo o impeachment como possibilidade real no momento. Não acho que seja uma opção legítima. Precisamos urgentemente ter uma reforma política. No governo FHC não foi feita, nem no governo Lula e agora a Dilma entra no quinto ano de mandato e nada. Sou a favor da mudança do nosso sistema de voto. Não temos representatividade alguma. As pessoas votam e depois não tem noção do que vai acontecer porque o contato com o político que elegeu é nulo. Dizem que o eleitor brasileiro é imaturo, mas não é.

ISTOÉ – E a corrupção?
Maria Fernanda – 
A própria Dilma disse que “a corrupção é uma senhora muito antiga”. Está na hora de acharmos uma forma dessa “senhora” não existir mais.

ISTOÉ – Você participou da manifestação de 15 de março?
Maria Fernanda – 
É para ser lembrado como fato memorável. Não fui andar no meio do povo, mas fiquei bem perto e vimos o movimento. Neste dia estávamos com quatro crianças, meus filhos e mais dois amiguinhos, então achamos demais ir com eles. Mas vimos tudo. 

Aposentada aos 34?

GENTE-02-IE.jpg

Se você ainda não viu o poderoso andar malemolente e os passos largos, só tem mais uma chance. Gisele Bündchen anunciou sua despedida das passarelas do circuito fashion, aos 34 anos e 20 de carreira, após o próximo desfile da Colcci no SP Fashion Week, entre 13 e 17 de abril. Executivos de sua própria agência americana, a IMG, se surpreenderam, até porque seu contrato com a Chanel prevê desfiles eventuais.

Mas sua irmã, Patrícia Bündchen, esclarece: “Não é verdade que seja uma aposentaria. Gisele simplesmente não vai mais desfilar nas semanas de moda do circuito fashion, mas continua trabalhando normalmente”. Se há possibilidade de ela fazer algum desfile no futuro? “Isso poderia ocorrer sim, em um caso especial, quem sabe? Mas não vamos ver a Gisele todos os anos na passarela como costumávamos.” Como só os tolos nunca mudam de ideia, já dizia o escritor Jorge Luis Borges, um próximo contrato talvez faça a mais bem paga modelo dos últimos oito anos, com US$ 25 milhões de estrada, de novo levantar da cama para as passarelas (mesmo que seja da cama de uma campanha como esta da foto acima, by joalheria Vivara).

“A trama vai além de um ou mais beijos”

GENTE-03-IE.jpg

 

O beijo amoroso de duas mulheres de 85 anos, com o significado de elas serem Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, surpreendeu no horário nobre a largada da novela Babilônia. Exaltações e protestos nas redes sociais não modificam um fato: a Globo definitivamente integrou as relações homossexuais à televisão. “A trama vai além de um ou mais beijos”, atesta Fernanda. “Vai discutir as diferenças, o amor e o respeito. Estela e Teresa têm uma relação sólida e feliz.  É normal que haja demonstrações de carinho. Comum a qualquer casal.” Nathalia endossa: “É uma felicidade o enfoque dos autores e da direção, que, por essa primeira abordagem, que já mostrou a que veio.” 

Mônaco é aqui

Gente_04.jpg

A discrição reina nos preparativos do jantar de gala com a presença do príncipe Albert de Mônaco na casa de Zeco e Mariana Auriemo, no jardim Europa em São Paulo, na terça-feira 24. O filho de Grace Kelly prestigiará o lançamento do Brasil Monaco Project, criada por Luciana de Montigny, que promoverá o intercambio entre o País e o principado. No evento, haverá leilão em prol do Projeto Terra, ONG do fotógrafo Sebastião Salgado, que atua em reflorestamentos.

Bala

Athina e Doda festejam
Doda Miranda e Athina Onassis vão festejar em São Paulo os 15 anos da filha do cavaleiro, Viviane Miranda. A festa será na Casa Petra, no Ibirapuera.

Fotos: Carlo Locatelli/Vira Comunicação (Maria Fernanda Cândido); Luigi e Lango/Direção Criativa: Giovanni Bianco (Gisele Bündchen); Reprodução de vídeo (Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg)