Misteriosas aparições no céu de Paris têm deixado a população e a polícia local em alerta. Nas madrugadas da segunda 23 para a terça-feira 24 e da terça para a quarta-feira 25, cinco drones foram avistados sobrevoando pontos turísticos e estratégicos da capital francesa, como a Torre Eiffel e a Praça da Bastilha, além da sede da embaixada americana no país – todos considerados possíveis alvos de terroristas. Acionada, a polícia francesa conduziu buscas por seis horas na região filmada pelos drones, porém não conseguiu identificar os responsáveis pelos voos das aeronaves de pequeno porte. Os sobrevoos desse tipo de equipamento são proibidos em todos os centros urbanos da França.

PARIS-02-IE-2361.jpg
CENÁRIO
Os voos em lugares turísticos, como a Torre Eiffel, ocorreram de madrugada

Não é a primeira vez que drones são vistos sobrevoando pontos importantes do país. Em 20 de janeiro, uma dessas aeronaves pilotadas por controle remoto sobrevoou o Palácio do Eliseu, sede do governo francês. Na semana seguinte, outro drone foi visto sobre a Ilha Longa, porto de quatro submarinos nucleares franceses. E, em outubro de 2014, 17 instalações nucleares do país também foram monitoradas por esses equipamentos.

Na quarta-feira 25, enquanto policiais continuavam a investigação para identificar os responsáveis pelos misteriosos voos noturnos, três jornalistas da rede de televisão Al-Jazeera foram detidos ao pilotarem um drone na floresta de Boulogne, a oeste de Paris. Liberados no dia seguinte, eles alegaram estar realizando uma reportagem e negaram qualquer envolvimento com as aparições de drones à noite. As investigações continuam.

Fotos: Reuters/Gonzalo Fuentes 

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias