Quem disse que celular serve só para bater papo? A tão esperada convergência de tecnologias, que reúne num único aparelho as funções de vários outros eletrônicos, chegou aos telefones móveis. Praticamente todos eles já saem da loja equipados com agendas telefônicas, serviço de mensagens (como um pager) e navegadores para a internet. Boa parte dos modelos permite a leitura e o envio de e-mails. A futurística discagem acionada pela voz, trazida ao País pela coreana Samsung em 1999, começa a aparecer em equipamentos de outras empresas, como Motorola, LG e Kyocera. Agendas eletrônicas que trocam informações com o PC, celulares que vêm com computador de bolso embutido, rádio FM, jogos, câmera digital e capacidade para tocar músicas em formato mp3 fazem parte do arsenal de novidades. Enfim, a nova geração de celulares está cada vez mais funcional, menor e mais charmosa. Anda atraindo a atenção até da indústria da moda, algo impensável há cinco anos, quando imperavam os celulares analógicos, mais parecidos com tijolos falantes.

Sofisticação – Um eficiente resultado da mistura de alta tecnologia com bom gosto é o recém-lançado VoicerVision, da Samsung. Acionada por comando de voz, a engenhoca de 77 gramas possui tela de cristal líquido azul na peça de proteção do aparelho. Não é preciso abrir o celular para saber quem chama, antes de decidir se atende ou não à ligação. O VoicerVision permite ainda que o usuário baixe da internet, usando o próprio aparelho, diferentes imagens monocromáticas para servir como fundo de tela, como se fosse um computador. A escolha fica por conta do freguês: há desde personagens de desenhos animados até peixes que percorrem a nado toda a extensão do visor. “A tecnologia está se misturando ao estilo das pessoas”, diz Amaury Veras, estilista da grife Frankie Amaury, que fez seus modelos desfilarem com celulares grudados no braço ou pendurados no pescoço durante a 8ª Semana BarraShopping de Estilo, em julho, no Rio.

A Motorola não ficou atrás. O V60 (R$ 1.400), com corpo de alumínio e dobradiças de titânio, também exibe o número de quem telefona na peça de proteção, como um olho mágico, e inicia a discagem após receber comandos de voz. A novidade é a recepção de sinais de rádio FM. É só sintonizar a rádio preferida e colocar os fones no ouvido. Quando o telefone toca, a música é interrompida para não atrapalhar o diálogo. Outro modelo da Motorola, o V120, é voltado ao público jovem e descolado. Serve como rádio FM e muda de cara de acordo com o humor do dono. Basta trocar as capas emborrachadas e coloridas.

Personalidade – O toque pessoal não está somente na escolha do revestimento. O I-style, lançado no começo do mês pela LG, é igualmente ativado pela voz e possui uma das maiores telas do mercado. Ela pode exibir a imagem que o dono quiser. Basta transmitir a ilustração de seu PC para o celular com o auxílio de um cabo de sincronização. Esse mesmo recurso permite compartilhar uma agenda de 796 nomes com o computador. Uma dor de cabeça a menos no caso de roubo ou perda do aparelho.

Para quem está disposto a torrar as economias, uma opção é o Kyocera QCP-6035, que mistura celular com computador de bolso Palm. Equipado com o sistema operacional Palm OS, o telefone tem 8 MB de memória, grava sons, permite a navegação na internet e o acesso a programas, como agenda eletrônica, caixa de e-mails e aplicativos criados para a plataforma Palm. Planilhas de gastos pessoais, joguinhos, guias de cinema, teatro e livros inteiros podem ser baixados pela internet (muitas vezes de graça). O celular tem viva-voz embutido, o que significa que não é preciso encostar o aparelho na orelha para ouvir, falar ou consultar o computador de mão durante uma conversa pelo telefone.

As novidades não param por aí. Até o final do ano, a Samsung espera lançar o MP3 Phone, que junta em 117 gramas um telefone e mp3 player. Elas são gravadas em uma memória de 64 MB (quase um CD inteiro) e há até quatro opções de equalização do som. O preço: em torno de R$ 1.800. Para 2002, a empresa agendou o lançamento do celular que funciona como câmera digital. Ainda sem preço definido, o trunfo da finlandesa Nokia para atrair o público jovem será o modelo 3320 – terá agenda, relógio, despertador, calculadora, acesso à internet, campainhas personalizadas e capas coloridas. Sem falar nos passatempos, como guiar uma cobra em busca de comida na pequena tela do celular. O celular vibra quando a cobra come algum alimento ou se esborracha na parede.