Comportamento

Quatro caipiras em Liverpool

Banda do interior estréia em festival que homenageia os Beatles

Rio Claro, no interior de São Paulo, e Liverpool, na Inglaterra, são tão parecidas quanto pamonha e kidney pie, uma torta de rim muito apreciada pelos súditos da rainha Elizabeth. Só mesmo a música dos Beatles seria capaz de unir dois lugares tão distintos. Entre 23 e 28 de agosto acontece na célebre cidade inglesa a Beatle Week. Durante uma semana, mais de 350 mil pessoas irão se reunir para reverenciar o quarteto mais famoso da história da música pop. Para entreter essa galera, 150 bandas covers do mundo todo se apresentarão em palcos espalhados pela cidade. Com oito grupos, o Brasil é, depois do anfitrião, o país com maior participação. Mas The Beatless, de Rio Claro, é a grande novidade na festa.

Os quatro caipiras (no bom sentido), Marcelo Pagoto, 24 anos, baixista; Sérgio Lennon Filho, 27, ilustrador e guitarrista; Ednaldo Harrison Bachega, 22, guitarrista; e José Ringo Star Morandin, 27, baterista, venceram um concurso realizado em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, deixando para trás 103 concorrentes. A disputa teve o aval do legendário Cavern Club, o pub onde tudo começou, pelos idos de 1960, representado no Brasil pelo carioca Carlos Chaves, 51 anos. Como prêmio, a banda ganhou passagens e estadia. Mas isso não é nada perto da chance de tocar no palco onde John, Paul, George e Ringo deram os primeiros passos rumo ao Olimpo do rock.

“É um sonho. Ainda não acredito”, suspira Pagoto, o Paul McCartney do grupo. O lugar mais distante onde já tocaram foi Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Apresentar-se na Inglaterra é o auge para uma banda que faz “turnês” a bordo de um Monza e uma Saveiro. Pagoto, por exemplo, nunca viajou de avião. Entusiasmados, os beatlemaníacos preparam novidades para a temporada britânica. A começar pelo figurino. O traje será um uniforme policial usado pelos ídolos ingleses em shows nos Estados Unidos. O repertório também será alterado. “Vamos fazer um show mais pesado. Tocaremos músicas do Álbum Branco” revela Pagoto. O disco, lançado em 1968, com músicas mais sombrias, revelava as desavenças entre Paul, Ringo, John e George.

Veterana no Beatle Week, a Clube Big Beatles, de Vitória-ES, também prepara surpresas. Liderada pelo radialista Edu Henning, 42 anos, a banda é velha conhecida nos palcos de Liverpool. Participa pela sétima vez da festa e é recordista entre os conjuntos estrangeiros. “Cada vez que vou é a mesma coisa. Me sinto como um jogador de futebol que pisa pela primeira vez o Maracanã”, revela o veterano. A Clube Big Beatles fará cinco shows no festival, mas o grande barato será o lançamento do site oficial da banda. A festa de apresentação acontecerá também no palco do Cavern Club. “Nosso site será lançado no mesmo lugar onde Paul McCartney tocou em 1999”, diz Edu, exultante. As bandas cariocas Krya, Túnel do Tempo e Peper Band, mais as paulistas Abbey Road e Comitatos e a mineira Sargent Pepers completam o elenco brasileiro na maior festa beatle do planeta.

Veja também

+ Toyota Corolla Cross é SUV do Corolla para brigar com Jeep Compass e cia; confira imagens oficias
+ Robert De Niro reduz limite do cartão da ex-mulher e diz que coronavírus implodiu suas finanças
+ Maria Zilda relembra como soube que Ary Fontoura era gay: “A coisa mais incrível que já ouvi”
+ Rafa Kalimann ensina receita de palha italiana; veja o vídeo
+ Juliana Caetano, do Bonde do Forró, fala sobre proposta de 500 mil reais que recebeu
+ MasterChef estreia sem "supercampeão" e cheio de mudanças
+ Gafanhotos: cidade na Bahia enfrenta invasão de insetos
+ Coronel da PM diz que Bolsonaro é ‘falastrão’ e renuncia à entidade de Oficiais
+ A “primavera das bikes” pós-pandemia vai chegar ao Brasil?
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior