CampusParty 1_rep.jpg
Participantes aguardam iniciam do evento no Centro de Exposições Imigrantes

Um dos maiores eventos de tecnologia do mundo abriu seus portões nesta terça-feira 3, em São Paulo. A Campus Party, que tem mais de oito mil inscritos – conhecidos como “campuseiros” – acampando na São Paulo Expo, na zona sul da cidade, até o próximo domingo 8, deve atrair mais de 100 mil visitantes.

Com o tema de “Da Terra à Lua”, em homenagem aos 150 anos do livro homônimo de Júlio Verne, o evento deste ano dá um foco maior a áreas que já estiveram presentes nos anos anteriores, mas com menos destaque, como empreendedorismo, a internet das coisas e tecnologias vestíveis – wearables -, assuntos que também receberam muita atenção na CES deste ano, que aconteceu no começo de janeiro, em Las Vegas.

Além de palestras e stands dedicados a quem pretende investir no negócio próprio, os campuseiros ganharão uma pulseira que se comunica com um aplicativo de celular com código aberto para que possam criar suas próprias utilidades.

Entre as mais de 600 palestras que acontecerão ao longo da semana e serão transmitidas ao vivo pelo site do evento, estão convidados como o jornalista, escritor e empresário Chris Anderson, o cientista brasileiro Miguel Nicolelis e o ator Paul Zaloom, que nos anos 1990 interpretou o cientista do programa “O Mundo de Beakman”.

O secretário de Serviços da Prefeitura de São Paulo, Simão Pedro Chiovetti, aproveitou a entrevista coletiva de lançamento do evento para anunciar que lançará ainda esta semana um edital para a criação de dez fab labs, oficinas com instrumentos abertas ao público, que devem ser construídas até o fim do ano na cidade.