Para não parar de crescer um só minuto, como fez desde que por aqui desembarcou, em 1979, o McDonald’s está acrescentando ao big mac de seu filho mais uma mania Mc: os calçados da marca McKids, a mesma que, em maio, lançou a linha de roupas infantis que em dois meses chegou a 60 mil peças vendidas. Não importa se o produto é bonito ou feio. Importa que tem parentesco com o sanduíche que vende como água, o big mac, 72,7 milhões de vezes consumido no Brasil no ano passado, e é da patota do personagem Ronald McDonald, o boneco clássico da rede.

Os tênis e sandálias vão concorrer com os produtos que trazem estampas de personagens da Disney, além de heróis como pokémon, Piu-piu, digimon e toda essa turma que obriga os pais a gastar dinheiro sob a ameaça de choradeira e birra das crianças. É um subproduto da rede de comida rápida que pode virar um produto importante para o caixa bilionário da empresa (faturamento de R$ 1,4 bilhão em 2000, R$ 100 milhões a mais do que no ano anterior).

As sandálias e tênis vão custar de R$ 24,80 a R$ 29,90 e estarão nas lojas a partir da segunda quinzena de agosto, segundo João Carlos Schneider, que representa no Brasil a Alon International, empresa americana responsável pela comercialização na América Latina. Schneider diz que a projeção é de trabalhar com um volume médio de 20 mil pares por mês, produzidos por duas empresas gaúchas, Sfoggia e Proper, e pela Fit Line, de Birigui, SP. Os calçados utilizam materiais sintéticos e inicialmente serão colocados em oito mil lojas do País.

O chamado potencial de mercado é mais apetitoso do que um big mac na hora da fome. No último ano, cerca de 562 milhões de clientes foram atendidos pela rede no Brasil, algo em torno de 1,54 milhão de pessoas por dia.

A marca McKids foi lançada pela corporação mundial em 1987 e já existe no Canadá e Japão. Depois dos calçados, os brasileiros vão conhecer, em setembro, a linha Primeiros Passos, de roupas para crianças de um a três anos, e a McBaby, para bebês de até 12 meses. O licenciamento na área têxtil está com a empresa Cia America. Detalhe insólito: as crianças adoram o McDonald’s, mas rejeitam a imagem do palhaço Ronald na roupa. Todo o estoque que trazia a imagem do personagem encalhou, forçando mudanças no guarda-roupa McKids.