abre.jpg

A próxima novela das nove, “Babilônia”, estreia em março, e logo o Brasil estará aos pés dela. Mas antes mesmo de Camila Pitanga surgir na telinha, a atriz já está literalmente com o pé no mercado publicitário. Por causa de sua personagem Regina, protagonista da trama de Gilberto Braga, João Ximenes Braga e Ricardo Linhares, Camila fechou contrato para estrelar a campanha de inverno 2015 da marca de sapatos Arezzo. Ao contrário de sua mocinha de ar simples, moradora de favela no Leme e vendedora de coco com pé na areia, Camila surge glamourosa e de salto alto pelas lentes do fotógrafo Gui Paganini. “Meu estilo é clássico. Mas sou geminiana e carioca. No dia a dia me visto num estilo hippie chic. Em festa é onde realizo meu fetiche por sapatos”, diz Camila. “Amo modelos arrojados e saltos de todos os tipos.” A direção criativa da campanha é de Giovanni Bianco, que, para seguir a estética anos 50 e 60 das imagens, propôs à Pitanga certas poses acrobáticas. O pedido foi atendido pela atriz, que até ficou dolorida após os cliques. “Camila é uma mulher charmosa, sexy, a cara do Brasil e a cara da marca”, disse Alexandre Birman, CEO do Grupo Arezzo.

GENTE-06-IE2357.jpg

Lua de mel no Carnaval
O casamento da ministra da Agricultura, Katia Abreu, é no domingo 1º, mas a lua de mel com o agrônomo Moisés Pinto Gomes só será no Carnaval, em local não divulgado. Diferentemente do polêmico look verde da posse da presidente Dilma Rous­seff, o vestido de noiva da ministra será discreto. “É simples, adequado, num tom off-white”, garante a estilista Wanda Borges. A ministra havia convidado Dilma para ser madrinha na cerimônia para 120 pessoas no Recanto das Águas, em Brasília. Mas acertaram depois que Dilma irá como convidada. A assessoria do ministério informou que não teria como a presidente estar no altar com seus nove seguranças.

Bala
Até o cacique
São Paulo pode sofrer uma baixa esotérica na torcida pela chuva. A Fundação Cacique Cobra Coral, que afirma controlar as chuvas, deve ir embora do Brasil. A médium Adelaide Scritori está na Austrália e estuda ficar por lá após proposta de grupo mutinacional de agronegócios para segurar as tempestades na região. Mas e a crise da água no Cantareira? “Começamos uma operação no ano passado, mas o Alckmin nos dispensou dizendo que São Paulo não precisava da fundação. Só pedimos que ele não avançasse nas águas do rio Paraíba do Sul”, diz o porta-voz da entidade, Osmar Santos.

GENTE-07-IE2357.jpg

 

Corpão de audiência
Desde a estreia da minissérie “Felizes para Sempre?”, não se fala em outra coisa: a nudez e o corpão de Paolla Oliveira. Durante dois dias, as cenas quentes da atriz como Danny Bond, em especial aquela em que anda em direção a uma janela usando apenas uma calcinha fio dental, ficaram nos trending topics das redes sociais. Paolla declarou ter feito as cenas com naturalidade. “É da nossa vida a nudez, a sexualidade, a sensualidade”, resumiu.

GENTE-08-IE2357.jpg

Se conselho fosse bom…
Crises da Petrobras, OGX e Sabesp devem gerar fuga de notáveis dos conselhos de administração

Com ações desabando, balanço omitindo corrupção, ­rating rebaixado, será difícil para a Petrobras voltar a ter nomes do cabedal de Jorge Gerdau em seu conselho de administração. Tampouco a Sabesp ou a OGX. Especialistas preveem uma fuga de notáveis dos conselhos.

GENTE-03-IE2357.jpg

 

***
“O lado ruim é afastar gente muito boa que não quer se comprometer. O lado bom é que a responsabilidade e eficácia dos conselhos será mais cobrada. As pessoas vão pensar duas vezes antes de assumir um cargo assim”, acredita Leonardo Viegas, especialista em governança corporativa.

GENTE-05-IE2357.jpg

 

***
A OGX, braço petroleiro de Eike Batista, tinha o ex-ministro da fazenda Pedro Malan e a ex-presidente do STF Ellen Gracie, em seus quadros,
e não escapou do buraco. A Sabesp, protagonista da crise da água em São Paulo, tem no conselho o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman.

GENTE-04-IE2357.jpg

***
Para que servem, afinal, os conselhos? Como explicar o descalabro de empresas que em seus conselhos têm ou tiveram ministros, empresários top e até, como na Petrobras, a atual presidente da República Dilma Rousseff? Conselhos de administração são estruturas intermediárias, com membros escolhidos em assembleias de acionistas, com a função de direcionar e controlar
o desempenho da diretoria executiva. Se a legislação for cumprida ao pé da letra, as responsabilidades dos conselheiros são iguais às da diretoria – inclusive sujeitos a bloqueio de bens. Na prática, diz Viegas, “há muitos conselhos pró-forma”.

 

GENTE-02-IE2357.jpg

 

Foto: Gui Paganini