Balançando o esqueleto
Chacoalhar os ossos é bom para a saúde. Cientistas da Universidade de Nova York aumentaram em até 34% a densidade óssea das patas de ovelhas (foto) após estimulá-las durante um ano com vibrações sobre um aparelho semelhante a uma balança de banheiro, em sessões diárias de 20 minutos. Os pesquisadores já estão realizando testes em seres humanos – uma boa notícia para quem sofre de osteoporose e para astronautas, que perdem massa óssea quando estão no espaço.
 

Tradutor de latidos

Cachorros e homens têm tudo para se tornarem cada vez mais próximos. A empresa japonesa Tokara promete lançar no ano que vem um aparelho que identifica e interpreta os latidos dos cães e os traduz em sensações humanas, como frustração, ameaça, alegria, tristeza e desejo. A engenhoca, que consiste em uma coleira com microfone e um receptor com tela de cristal líquido, deve custar cerca de US$ 100.

Música alternativa
As gravadoras impediram o Napster de trocar canções online protegidas por direito autoral, mas estão longe de ter sossego. Programas como Morpheus (www.musiccity.com/en), Grokster (www.grokster.com) e KaZaA (www.kazaa.com) permitem a troca de áudio, fotos e até de filmes inteiros, e são mais rápidos, já que o mesmo arquivo pode ser copiado de diversos usuários simultaneamente. E o melhor: diferentemente do Napster, que vai cobrar US$ 5 por seus serviços, os sites são gratuitos.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Xeque-mate
A diferença entre um mestre no xadrez como o russo Gary Kasparov (foto) e um iniciante está na cabeça. Pesquisadores da Universidade de Konstanz, na Alemanha, descobriram que jogadores menos experientes utilizam uma região do cérebro ligada à memória recente quando jogam. Já os grandes mestres acionam a área associada à memória de longo prazo. É como se armazenassem movimentos aprendidos durante anos, como um verdadeiro banco de dados.

 

 

Olhar profundo
O observatório de raios X Chandra, da Nasa, obteve pela primeira vez imagens da Zona de Impedimento, uma região do universo repleta de nuvens de gás e poeira. As fotos ajudaram a desvendar um mistério: a fonte de radiação vinda daquela área é originária de concentrações gasosas com mais de dez milhões de graus Celsius (foto). Na quarta-feira 8, a Nasa lançou a sonda Genesis, que vai recolher material despejado pelo Sol no espaço. É mais uma tentativa de obter pistas sobre a origem do sistema solar.

Barganha robótica
Robôs podem se dar melhor nos negócios que os seres humanos. Nos EUA, cientistas da IBM colocaram seis robôs e seis comerciantes para vender produtos agrícolas e minérios num mercado virtual. Resultado: o lucro das máquinas foi 7% maior.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias