Diabete sem injeção
Os diabéticos vão poder se ver livres das incômodas injeções de insulina, hormônio que ajuda a regular as taxas de açúcar no sangue. Está previsto para daqui a um ano o lançamento de um inalador portátil com insulina parecido com as bombinhas para asma. A pesquisa está sendo feita pelo laboratório Pfizer. Endocrinologistas americanos acham os estudos promissores, mas recomendam que sejam feitos mais testes para saber se a inalação dessa substância não causa danos ao pulmão.

Proteína contra o peso
Uma descoberta americana poderá se tornar
mais uma alternativa para quem deseja perder peso. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia
de Massachusetts encontraram uma proteína capaz de emagrecer camundongos mesmo com uma dieta calórica. Trata-se do composto gAcrp30, presente no organismo. Ele reduz a quantidade de ácidos graxos que compõem as moléculas gordurosas. Ainda não se sabe explicar como ocorre essa redução, mas o fato é que a proteína diminuiu o peso dos animais. O próximo passo é testá-la em humanos.

……………………………………………………………………………….


 

Metástase interrompida
Três estudos publicados na revista Nature indicam mais um caminho para frear o processo de metástase no corpo (quando as células cancerosas se espalham para outros órgãos). De maneiras diferentes, as experiências feitas em ratos conseguiram impedir o crescimento de vasos sanguíneos e linfáticos que alimentavam os tumores. Dessa forma, as células ficaram sem rede de abastecimento de nutrientes necessários ao seu crescimento e, por isso, não se proliferaram.

 

……………………………………………………………………………….

Visão apurada
O óleo de peixe consumido regularmente pelas grávidas pode auxiliar no desenvolvimento visual do bebê. É o que sugere um estudo da Universidade de Bristol, na Inglaterra. Os cientistas chegaram a essa conclusão após analisar a visão de mais de 400 crianças com três anos. A razão para tal benefício pode estar no ácido DHA, encontrado no óleo. A substância ajuda na construção dos neurônios e por isso contribui para afinar a capacidade visual.

……………………………………………………………………………….


Cravos
Existe tratamento realmente eficaz para cravos e poros dilatados no rosto?
J.P., por e-mail

Cravos e poros dilatados são na verdade resultado da atividade exagerada das glândulas responsáveis pela oleosidade da pele. Em geral essas glândulas são mais ou menos produtivas por tendência genética individual, logicamente existindo fatores agravantes, como problemas hormonais ou produtos inadequados na pele. Para a resolução desse problema existem tratamentos tópicos, sabonetes especiais para pele oleosa e produtos secativos. Quando o caso é mais grave podem ser feitos peelings (descamação mecânica da pele ou induzida por substâncias). Em casos gravíssimos pode-se avaliar a necessidade de tratamento à base até de hormônios.
Mônica Fiszbaum,
dermatologista de São Paulo

Mãos frias
Minhas mãos ficam sempre geladas, mesmo que o tempo não esteja tão frio para isso. Isso pode ser algum problema de saúde?
Luiz Henrique Shigunov,
por e-mail

Pode ser. O caso pode estar relacionado a problemas neurológicos, vasculares, circulatórios, hormonais, hematológicos e até psíquicos. É recomendável procurar um clínico geral para realizar o diagnóstico correto. Ele avaliará sua história clínica e fará um exame físico detalhado. Depois, o médico encaminhará o tratamento adequado a sua situação.
João Figueiró, clínico geral do Hospital das Clínicas, São Paulo