Genérico virtual
Entrou no ar um serviço especial do iG. No endereço www.ig.com.br/home/servicos, há uma opção que dá informações sobre os remédios genéricos. Para saber mais, basta escolher a droga de referência ou o princípio ativo do produto. O site fornece o preço e o número de atendimento ao consumidor, dado pelo fabricante.

Banho relaxante
Para ajudar o filho pequeno a dormir, a dica é um banho bem quentinho. Agora chega ao mercado um sabonete líquido de efeito relaxante indicado para bebês. O item faz parte da linha Johnson’s Baby, da Johnson & Johnson. Sua fórmula contém essências naturais de lavanda e camomila, notórias por favorecer o relaxamento. Isso pode facilitar o sono.

Mais uma chance para o coração
Pela primeira vez, cientistas conseguiram criar células cardíacas em laboratório. Para isso, pesquisadores de dois centros médicos de Israel transformaram células-tronco (retiradas de um embrião dias depois da fertilização) nas estruturas que formam o tecido do coração. A experiência sinaliza que é possível desenvolver uma técnica que recupere áreas do músculo danificadas por doenças.

 Bebida nutritiva e leve
A Batávia acaba de lançar o Choco Milk Batavo One Way, em garrafa de vidro de 200 ml. O novo produto é feito com leite desnatado, o que reduz seu valor calórico. A bebida tem 58 kcal. A versão tradicional, em embalagem tetra pak, também de 200 ml, contém 90 kcal.

Salivação

Estou com muita salivação. Não tenho inflamações na boca e meu estômago está bem. Qual a causa do problema?
Maria Alice – Guaratinguetá (SP)

A salivação excessiva pode ser consequência de diversos problemas, como prótese inadequada. Entre as causas, estão consumo exagerado de cigarro, gravidez, micoses do esôfago, alterações da tiróide, mal de Parkinson e alguns transtornos psiquiátricos. O excesso também pode ser decorrente de choque ou emoção intensa. É recomendável procurar um dentista para iniciar a investigação. Se precisar, depois recorra a um clínico geral.
João Figueiró, clínico geral do Hospital das Clínicas (SP)

Espermatozóides

Meu marido tem azoospermia. Seu nível de testosterona é baixo. Existe tratamento?
Andreia Dias,
Ribeirão Neves (MG)

A azoospermia é a ausência total de espermatozóides no esperma. Pode ser causada por obstrução das vias de drenagem do sêmen ou por falência na produção espermática pelos testículos. O paciente deve ter o tamanho do testículo avaliado e os ductos deferentes (canais penianos) examinados. Também são realizados estudos laboratoriais como a dosagem de testosterona e dos hormônios FSH, LH e prolactina. É fundamental uma avaliação completa de cada caso. Dependendo da alteração hormonal, ela pode ser tratada. Há técnicas sofisticadas para captação artificial de espermatozóides e de fertilização. Procure um especialista em infertilidade.
Marcelo Thiel,
urologista de Campina