Leite materno contra pressão
Mais um motivo para que as mulheres amamentem seus filhos. Pesquisa do Instituto da Saúde da Criança, da Inglaterra, mostrou que bebês prematuros alimentados com o leite materno nos primeiros meses de vida apresentavam baixa pressão arterial quando alcançaram entre 13 e 16 anos. A relação entre o alimento e a pressão ainda não está esclarecida, mas os cientistas comemoram. Manter a pressão sob controle é uma boa forma de atenuar o risco de doenças cardiovasculares.

Infecção sob controle
Uma nova droga produzida pelo laboratório Eli Lilly está sendo apontada como uma das melhores opções contra a septicemia (infecção generalizada que pode levar à morte). Num estudo publicado no The New England Journal, a Zovant mostrou-se capaz de conter a inflamação e a formação de coágulos sanguíneos característicos do processo. É uma esperança contra um mal que costuma atingir principalmente pacientes de unidades de terapia intensiva.

……………………………………………………………………………….


 

Biscoito liberado
Acaba de chegar ao mercado o primeiro biscoito recheado industrializado do País que pode ser consumido sem medo por diabéticos. Produzido pela Festiva e avalizado pela Associação Nacional de Assistência ao Diabético, o produto não contém açúcar e pode ser encontrado nas versões chocolate e morango. O preço sugerido ao consumidor é de R$ 3.

……………………………………………………………………………….

Capricho no banho
As indústrias de cosméticos estão apostando em lançamentos para serem usados na hora do banho, um dos momentos escolhidos pelo consumidor para cuidar um pouco mais de si. Seguindo essa tendência, a Água de Cheiro colocou à venda o Óleo 3 fases. O produto contém substâncias que refrescam e hidratam a pele. O óleo está à venda nas lojas Água de Cheiro e custa R$ 22,70.

……………………………………………………………………………….


Dor de ouvido
Tenho dor de ouvido quando entro no mar. Como evitá-la?
Leila P., por e-mail

Esse tipo de problema causado por água do mar, rio ou piscina é chamado de otite externa. A infecção acontece devido a uma falha no mecanismo de defesa do canal auditivo desempenhado pela cera de ouvido. Ela o lubrifica e impede a proliferação de bactérias e fungos. Quando entramos na água ou utilizamos o cotonete, provocamos uma remoção da cera, o que facilita o aparecimento da infecção. Para se prevenir, mantenha os ouvidos sempre secos e protegidos por toucas ou tampões. É importante também evitar o traumatismo causado por cotonetes ou outros objetos.
Patrícia Santoro, Otorrinolaringologista de São Paulo

Bolsas sob os olhos
O tratamento para bolsas sob os olhos é apenas cirúrgico? Existem outras formas de acabar com elas?
Áurea Soares,
São Luís, Maranhão

O problema de bolsas sob os olhos se dá pelo aumento do tamanho de bolsinhas de gordura que todos possuímos. Antigamente, a única forma de se livrar delas era cirurgicamente. Atualmente, existe um método não cirúrgico realizado por meio da injeção de um medicamento chamado Fosfatidilcolina (Lipostabil), que tem o poder de diminuir as células gordurosas das bolsas. Este método é rápido e relativamente indolor. Em geral são necessárias duas a três sessões. Contudo, a técnica provoca um inchaço na região que às vezes pode durar até três dias.
Mônica Fiszbaum, Dermatologista