Petroleo Uy.jpg

 

A empresa australiana Petrel Energy, proprietária de 51% da Schuepbach Energy Internacional (SEI), anunciou nesta terça-feira que encontrou e certificou a existência de 20 potenciais depósitos de petróleo no norte do Uruguai, o único país da região que importa todos os combustíveis que consome.

Segundo um comunicado da petroleira estatal uruguaia Ancap, foram certificadas "20 situações exploratórias convencionais, com uma estimativa de recursos de até 1,769 bilhão de barris recuperáveis, o que implica 5,637 bilhões de barris no subsolo".

A Ancap ressaltou que "são necessários mais trabalhos exploratórios, como a realização de várias perfurações, para determinar a existência de acumulações significativas de hidrocarbonetos".

A estatal informou que os resultados iniciais são "muito alentadores" e que Schuepbach já confirmou que perfurará quatro poços exploratórios, no período 2015-2017.

Nos últimos anos, o Uruguai tem tentado encontrar petróleo em seu território e em sua plataforma marítima. Para isso, o governo uruguaio realizou em 2009 e 2012 os chamados projetos ‘offshore’ e pretende lançar uma nova licitação nos próximos meses, neste caso incluindo zonas da plataforma marítima ainda não exploradas.

Paralelamente, o país iniciou a busca por hidrocarbonetos no norte do país, onde foram encontrados de potenciais depósitos.