Os cabelos com frizz são uma questão de beleza que praticamente todas as mulheres enfrentam ou já enfrentaram em algum momento de suas vidas. E se você não se importa com isso, ótimo! Afinal, não há nada de errado em ter alguns fiozinhos teimosos nos cabelos.

+ Entenda como um cabelo saudável pode influenciar sua imagem

+ BBB 22: Entenda a importância do uso dos óleos de cabelo requisitados por Jade Picon

No entanto, se você sofre com o frizz, provavelmente procura maneiras de acabar com ele — sem ter que recorrer ao calor escaldante da chapinha. Com informações da “Woman & Home”, entenda o que causa o frizz e como combatê-lo. 

O que causa o frizz?

Pexels

O frizz é um problema causado pela falta de umidade nos cabelos e excesso dela na atmosfera. O cabelo danificado ou desidratado tem cutículas — a camada externa de células sobrepostas — ásperas, tornando-o vulnerável aos elementos. É por isso que o clima quente e úmido pode te deixar “descabelada”. 

O cabeleireiro Syd Hayes cita alguns fatores que podem contribuir para o surgimento do frizz:

• Cabelos secos ou danificados;

• Umidade;

• Banhos muito quentes;

• Produtos agressivos para os cabelos;

• Danos químicos;

• Fontes de calor;

• Lavar o cabelo em excesso;

• Fricção com a toalha.

Quem tem os fios mais finos pode experimentar o frizz na raiz. Já as cacheadas têm mais propensão a sofrer com o problema nas pontas, já que o óleo hidratante natural nem sempre alcança a totalidade dos fios. Cabelos lisos com pontas danificadas — principalmente os que passaram por processos químicos — também podem ter problemas com as pontas. 

Se você tem cabelos grossos e ásperos que parecem secos da raiz às pontas, o frizz pode fazer com que o cabelo “inche”, em um efeito de “algodão doce”.

Como prevenir o frizz

Pexels

Mantenha a hidratação

A verdadeira culpada pelo frizz é a umidade. Por isso, use máscaras capilares para hidratação pelo menos uma vez por semana e evite procedimentos químicos agressivos e fontes de calor quando puder. Quando não puder, utilize produtos de proteção térmica.

O cetim pode ser um aliado

Fronhas e toucas de cetim e seda podem prevenir as cutículas capilares de serem danificadas durante a noite.

Lave e seque com cuidado

Cabelos cacheados

Invista em uma rotina especial de cuidados. Comece fazendo uma lavagem de “reset”, com shampoo antirresíduos, para se livrar dos resquícios de qualquer produto utilizado anteriormente. Em seguida, lave os cabelos normalmente com um shampoo sem sulfato.

Após o shampoo, misture um punhado de condicionador no cabelo ainda encharcado, penteando-o com os dedos para desembaraçar. Na hora de enxaguar, não remova o condicionador completamente, pois é assim que os outros produtos são fixados.

Ainda com o cabelo encharcado, aplique gel ou outro produto para finalizar os cachos na totalidade dos fios — da raiz às pontas. Para secar, aperte os cabelos suavemente com as mãos ou uma toalha de algodão. Quando seu cabelo estiver totalmente seco, remova delicadamente o excesso de gel.

Outros tipos de cabelo

A dica do cabeleireiro Gareth Williams é pentear bem os fios úmidos antes da lavagem, passando a escova pelas áreas abaixo do cabelo, onde pode ocorrer fricção de lenços e casacos. 

Para condicionar e secar, o profissional aconselha: “Deixe o condicionador por alguns minutos, para que o cabelo receba todos os seus benefícios antes de enxaguar. Pegue uma toalha bastante macia e enrole-a suavemente no cabelo. Pressione-a firmemente para que ela absorva toda a umidade, mas não esfregue! Isso danificará as cutículas e causará fricção.”

Como evitar o frizz ao secar com secador

Pexels

A técnica de secagem é uma peça-chave para acabar com o frizz. Para todos os tipos de cabelo, Syd afirma que a utilização de produtos com proteção térmica é essencial. “Ele ajudará a criar uma barreira entre seu cabelo e as ferramentas”, explica. E completa: “Ligar o secador na configuração mais rápida e mais quente pode superaquecer a cutícula e causar pontas ressecadas e desgastadas. Começar por baixo vai secar o cabelo com eficiência, sem ressecar demais as pontas.” Para as cacheadas, o difusor é essencial ao utilizar o secador.  

Depois de secar quase todo o cabelo, é hora de finalizar e modelar os fios. Utilize escovas redondas para uma finalização de salão, ou escovas de pentear para uma finalização suave. Aponte o bico do secador de cima para baixo nos cabelos, para evitar o frizz.

“Depois de secar o cabelo, use o ar frio para definir os fios e para aumentar a suavidade e o brilho”, aconselha Syd. “Lembre-se que o calor permite que o cabelo se modele em uma nova forma, e o resfriamento irá definir os fios.”