4 alimentos poderosos para evitar as hemorroidas

Freepik
Foto: Freepik

Hemorroidas ainda é um assunto que causa constrangimento, mas não deveria, visto que essa é uma condição de saúde, além de muito comum entre homens e mulheres. Segundo um estudo, publicado pelo National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (EUA), até 75% de ambos os sexos tiveram ou vão ter a doença hemorroidária ao menos uma vez na vida. As informações são do “Viva Bem”.

+ Saúde anal: os principais problemas nessa região e como evitá-los
+ Além das hemorroidas, sangramento anal pode indicar outras doenças

Os sintomas das hemorroidas são sangramento, coceira ou dor anal. Essa condição tende a ser resultado de prisão de ventre, força ao evacuar, obesidade ou até mesmo genética. Dependendo do grau, pode ser tratada com medicamento em casa ou, em caso mais sério, com cirurgia. 

Para evitar todo esse desconforto, algumas medidas podem ser tomadas, como se atentar a dieta e incluir no prato alimentos que evitam esse problema. Confira a seguir quatro opções poderosas para melhorar os sintomas da doença, conforme indicação de especialistas:

Feijão preto

O feijão preto pode ser um ótimo aliado, pois se destaca entre as fibras, o que favorece o funcionamento do intestino.

Frutas cítricas

Frutas cítricas, como laranja e limão, também são boas apostas. Essas opções são ricas em vitamina C e atuam na diminuição do processo de inflamação e cicatrização do intestino.

Vegetais verde-escuros

Os vegetais verde-escuros são famosos aliados à saúde. Nesta categoria, espinafre e brócolis se destacam. Além de serem ricos em fibras e flavonoides que auxiliam na flora intestinal, são ótimas fontes de vitamina K e ajudam na coagulação dos vasos sanguíneos, evitando sua ruptura.

Aveia

A aveia também é uma opção que favorece funcionamento do intestino, pois é rica em flavonoides e ajuda na composição do bolo fecal, facilitando sua passagem pelos intestinos.

Atenção

As fibras são popularmente conhecidas por ajudar o intestino. Embora isso seja verdade, o consumo desse nutriente deve ser associado à ingestão de água para evitar má digestão. 

Diferentemente dos alimentos listados acima, opções como carnes vermelhas, pimentas e bebidas alcoólicas devem ser evitadas, pois podem aumentar o risco de hemorroidas.