3tentos inicia processamento de canola em Ijuí, no RS

São Paulo, 10 – A 3tentos informou ter iniciado neste mês o processamento de canola na unidade de Ijuí (RS). “A operação deverá se estender por dois a três meses e vai integrar, de forma permanente, a oleaginosa ao projeto industrial da companhia”, disse em nota.

A empresa investiu R$ 60 milhões na adaptação da planta de Ijuí, parte de um plano de R$ 320 milhões em ampliações industriais até 2030. “A empresa recebeu 70 mil toneladas de canola que serão usadas para a produção de farelo e óleo/biodiesel. A estimativa é de que sejam produzidos em torno de 32 mil metros cúbicos de biodiesel”, acrescentou.

Conforme o CEO da 3tentos, João Marcelo Dumoncel, a empresa oferece um programa de barter para a canola, incluindo seguro agrícola e o farelo de canola será destinado aos mercados interno e externo. “Já temos mercado interno e mercado externo estruturados”, disse Dumoncel, observando que a companhia finaliza ajustes logísticos e os parâmetros de prêmio para a comercialização.

Ainda de acordo com a 3tentos, o objetivo é introduzir a canola como uma cultura de rotação de inverno, que não vai ocupar o lugar do trigo, mas irá se alternar a ele a cada duas safras. A canola resulta em cerca de 400 quilos de óleo por tonelada, o dobro da produtividade média da soja, que gira em torno de 200 quilos. “A canola entrega um produto de maior valor agregado em quantidade maior que a soja”, afirmou o executivo. “Até o ano passado, a canola tinha desconto de 5% a 10% sobre o preço da soja. Hoje trabalha com prêmio de 5% a 10%”, explicou.

O Rio Grande do Sul plantou 240 mil hectares de canola em 2025.