AROEIRA/O DIA

……………………………………………………………………………….

Acarajé de ACM faz mal a pimenta
Antônio Carlos Magalhães é do PFL e Jader Barbalho, do PMDB. Mas a guerra dos dois terá reflexos na escolha do futuro presidente do PSDB. Antes de cancelar seu encontro da quinta-feira 15 com o presidente da República, o governador do Ceará, Tasso Jereissati, conversou ao telefone com seu novo maior amigo no tucanato, o ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga. Os dois haviam tentado anular o acordo entre o PSDB e o PMDB que elegeu Jader para presidente do Senado e o tucano Aécio Neves como presidente da Câmara. Na conversa, Tasso e Pimenta reclamaram de FHC e de praticamente todos no PSDB. Pimenta falou especialmente do governador de Mato Grosso, Dante de Oliveira. Disse que Dante participou ativamente das articulações pela eleição de Jader com o único intuito de se credenciar como sucessor de Teotônio Vilela na presidência do partido. O problema é que o ministro já se dava como escolhido para o cargo. Agora, por ter acompanhado Tasso e ACM na empreitada contra os tucanos, Pimenta corre o risco de dançar.

……………………………………………………………………………….

Guerra no PMDB (1)

A cúpula do PMDB decidiu: Michel Temer será o sucessor de Jader Barbalho como presidente nacional do partido.

Problema: pela tradição, o cargo caberia ao atual vice, o senador Maguito Vilela (GO), que não aceita largar o pote.

Pior: o senador Íris Rezende, também de Goiás e padrinho de Maguito, está tentando um acordo com o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia para barrar Temer.

……………………………………………………………………………….

Guerra no PMDB (2)

O deputado José Priante (PMDB-PA) é primo e afilhado político do presidente do Senado, Jader Barbalho.

O deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL) é irmão e afilhado político do provável futuro líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros.

Ambos dizem a quem quiser ouvir: votam em Geddel Vieira Lima para líder na Câmara. Mas não estão nem um pouco satisfeitos.

……………………………………………………………………………….

Tasso no PPS

Presidente nacional do PPS, o senador Roberto Freire (PE) avisa: se o tucano Tasso Jereissati romper com FHC, o PPS está de braços abertos. “Só assim param de reclamar da amizade entre Tasso e Ciro Gomes.”

……………………………………………………………………………….
“Que nada! Eles não rasgam
nota de cem’’

De Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre
o rompimento do PFL com o governo
……………………………………………………………………………….

Rápidas

O senador José Fogaça (PMDB-RS) deve deixar o partido. Aliados de ACM espalharam pelo Congresso que partiram de Fogaça os boatos sobre compra de votos.

Candidato a líder do PMDB no Senado, Ney Suassuna (PE) foi ao Planalto na quinta-feira 15. Disse a FHC que seu adversário, Renan Calheiros, representa a oposição. O presidente fez cara de paisagem.

Inovação em Alagoas. O secretário de Justiça, Tutmés Airam, resolveu permitir, a partir de agora, a visita íntima de homossexuais em todos os presídios do Estado.

Na quarta-feira 21, o TRE do Piauí decidirá sobre o processo em que o governador Mão Santa é acusado de corrupção eleitoral e abuso de poder econômico na campanha de 1998. Pode dar cassação.