IEpag70e71_Artes-2.jpg

Com curadoria de Jesús Fuenmayor, diretor da Fundação Cisneros-Fontanals (Cifo), importante coleção sediada em Miami e dedicada ao suporte de artistas emergentes da América Latina, a mostra “Memórias da Obsolescência” pretende expor um panorama do vídeo em relação a outras linguagens artísticas. Segundo o curador, trata-se das “memórias do vídeo observando a si mesmo, construindo e destruindo as fronteiras que o definem”. Assim, o grande tema abordado nesta mostra com trabalhos de 25 artistas internacionais são as relações do vídeo com a pintura, a escultura, a performance ou o desenho.

Mas o sinal de que o desenho será determinante entre os campos relacionados está já na primeira obra exposta, “Campo” (foto), peça pioneira da videoarte brasileira, realizada por Regina Silveira em 1976. Nesse trabalho, em que a artista delimita um quadro com a ponta do dedo, está implícita a alusão a um campo visual – termo das artes que designa uma demarcação subjetiva do espaço.

Diversas outras obras selecionadas por Fuenmayor apontam formas de delimitação e desenho no espaço. A começar pelo trabalho do sul-africano William Kentridge, que sustenta toda a sua produção sobre o desenho animado em vídeo. Chama a atenção também “21 Tentativas de Desenhar um Círculo Perfeito (Uma Atrás da Outra, a Cada Dois Quadros, Misturadas, Repetidas, Juntas, Aglomeradas e Repetidas de Novo)”, realizado pelo mexicano Mario Garcia Torres, em 2004. O desenho também está na base de toda a obra do argentino Nicolás Robbio, radicado em São Paulo. No vídeo “Geometría Accidental” (foto) (2008), o olhar do artista que busca o desenho na vida cotidiana encontra o traçado geométrico no caminhar de transeuntes na praça do Patriarca.

Finalmente, chega a ser surpreendente encontrar um desenho espontâneo até mesmo na performance de Regina José Galindo. Em “Quem Pode Apagar as Marcas?”, um videomanifesto em memória das vítimas da violência na Guatemala, as pegadas da artista no asfalto da cidade funcionam como prova material de conflitos ideológicos. PA