Camisinha gigante
 

Os homens que reclamam do tamanho da camisinha já podem contar com uma versão, digamos, mais avantajada. Essa é a garantia da empresa Blausiegel. Na semana passada, ela lançou o Preserv Extra. De acordo com a companhia, é o maior preservativo do mercado brasileiro em comprimento (18,6 cm) e largura (5,5 cm), contra 16 cm e 5,2 cm das outras marcas.

……………………………………………………………………………….


 

Foco na epilepsia

O exame de ressonância magnética pode ajudar no tratamento da epilepsia. Com a tecnologia, médicos estão conseguindo detectar o ponto no cérebro onde surge a doença (indicado na foto ao lado). Para chegar a esse resultado, são colocados eletrodos na cabeça do paciente e a imagem do seu cérebro é processada no computador. A iniciativa, feita por cientistas ingleses, irá beneficiar principalmente os pacientes que precisam fazer cirurgia para amenizar os efeitos do problema. Após identificar o foco da epilepsia, será possível retirá-lo com mais precisão.

……………………………………………………………………………….


 

Teste para a garotada

No futuro, as crianças poderão saber se têm chances de se tornar obesas quando adultas. Cientistas americanos estão criando um teste sanguíneo para tirar a dúvida. Por enquanto, o exame só foi feito em ratos. Os pesquisadores mediram a quantidade de triglicérides – moléculas de gordura – após os animais terem ingerido uma refeição gordurosa. Os roedores que estavam com a taxa dessa substância alta corriam o risco de ficar gordinhos. Os cientistas afirmam que níveis elevados de triglicérides interferem na produção do hormônio leptina, responsável pela sensação de saciedade.

……………………………………………………………………………….

Mamão contra tumores

Mais um estudo mostra que substâncias naturais podem ajudar no tratamento de doenças. Desta vez, pesquisadores da Universidade de Southampton, na Inglaterra, encontraram a novidade no mamão papaia. A fruta tem um composto que ajuda a combater as células cancerígenas resistentes à quimioterapia. O próximo passo é desvendar como ele ataca apenas o tumor e não as células saudáveis. A substância poderá ser um ingrediente utilizado nas drogas.

……………………………………………………………………………….


Envelhecimento

“Uma pessoa de 42 anos, sedentária, estressada, fumante há 22 anos, com hábitos alimentares ruins, se mudar radicalmente de hábitos e estilo de vida, pode se recuperar e chegar aos 56 anos com uma condição excelente de saúde?"
Daniel, por e-mail

Nunca é tarde para começar. A mudança de hábitos, alimentação equilibrada, atividade física e a utilização de técnicas contra o stress poderão melhorar bem a sua condição geral. Procure um clínico, faça avaliações cardiorrespiratórias e verifique a condição ortopédica e músculo-esquelética para praticar exercícios. Consulte também um nutricionista e um preparador físico, em parceria com um cardiologista, e programe a atividade. Mais de 50% do nosso bem-estar e saúde decorrem de estilo de vida saudável.
João Figueiró, clínico-geral do Hospital das Clínicas, São Paulo

Pele

Tenho a pele muito manchada por excesso de sol. Existe tratamento para o problema?
Márcia Freire, por e-mail

Provavelmente, essas manchas configuram o quadro de melanose solar: lesões causadas em decorrência do envelhecimento da pele exposta cronicamente à radiação ultravioleta do sol. Aparecem com mais intensidade na face, mãos e outras regiões expostas à luz solar. O que há de mais eficaz para eliminar esse problema é o tratamento a laser de Ruby ou Erbium:Yag, ou com luz pulsada de alta intensidade (Photoderm). Há ainda aplicações de ácido tricloroacético ou nitrogênio líquido.
Ricardo Fenelon, dermatologista de Brasília