Diz-se que o fondue é uma refeição feita para ser degustada em grupo, ou no mínimo, por um casal. Nas palavras do escritor Luis Fernando Verissimo, essa iguaria é capaz de quebrar a cerimônia de jantares formais, devido ao papo sem pressa à beira do fogareiro e às piruetas que se tem de fazer para espetar pedaços de pão, frutas e até bolo e lambuzá-los de queijo ou chocolate. Não bastasse o clima de inverno, favorável a esse tipo de comilança, agora o prato anda mudando de sabor conforme a moda. Alguns restaurantes inventam receitas de arrepiar os cabelos dos tradicionais chefs suíços.

O Era uma vez um chalezinho…, café e casa de fondues em atividade em Belo Horizonte e São Paulo, está se tornando famoso por criar variações para todos os gostos. Fondues de lombo com mandioquinha ou de almôndega com molho de tomate são algumas das invenções do proprietário, Ricky Marcellini. “Para atrair a atenção tem de fugir do tradicional”, afirma ele. Nesta temporada, para aqueles que têm horror à gordura e ao cheiro de óleo, a casa oferece uma solução chique: no lugar da panela, um enorme pão tipo italiano com queijo derretido dentro. Quem quiser algo mais leve do que o fondue de carne, pode substituir o óleo no réchaud por vinho e adicionar iscas de peito de frango e de peru.

Seguindo a tendência dos pratos com poucas calorias, o recém-inaugurado Confraria da Vila, na Vila Madalena, em São Paulo, quer se popularizar pelos “fondues light”. A proprietária, Fabiana Nasser Nogueira, inventou um fondue de batata bolinha. Pretensamente menos calórico do que os de carne, queijo e chocolate, o prato chega a ser prosaico. “O cliente espeta a batata cozida e salgada e depois a frita no óleo que fica dentro do réchaud”, descreve ela. Para a sobremesa das crianças, Fabiana sugere fondue de frutas vermelha.

Em Campos do Jordão, a estação de inverno dos paulistas, a novidade é o fondue de carne de cordeiro. No restaurante Capivari, a carne, iscas de filé de cordeiro, vem acompanhada de nove molhos picantes, como o de raiz forte, o de alho, o de alcaparras e o de geléia de menta, e é servida em porção para duas pessoas. A carne, envolta numa crosta de ervas, é frita numa panela com óleo vegetal. No lugar dele, pode-se pedir consomê de carne. E o prato ainda vem acompanhado de batatas fritas. “De tão diferente, tem gente que pede arroz, para completar”, conta a proprietária, Paula Rosa.

Fondue de aves ao vinho
Ingredientes:
250 g de filé de peito de frango em cubos
250 g de filé de peito de peru em cubos
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite extravirgem
1/2 litro de vinho tinto seco
100 g de cebola cortada em rodelas
2 dentes de alho
2 tabletes de caldo de carne
5 g de curry

Modo de preparo:
Refogue as aves na manteiga e no azeite, misture o curry e reserve. Em outra panela, ferva todos os outros ingredientes, juntamente com um buquê de salsa, aipo e cenoura. Deixe ferver por cinco minutos, e então retire o alho e o buquê. Sirva em réchaud apropriado, espetando os pedaços de aves e os cozinhando. Torradinhas de alho ou molhos de queijo, morango, ao curry e rosê podem servir de acompanhamento. Receita do restaurante
Era uma vez um chalezinho…, para duas pessoas

Fondue de frutas vermelhas
com marshmallow

Ingredientes:
100 g de morangos
100 g de amoras
100 g de framboesas
100 g de cerejas
100 g de ameixas em fruta
1 cálice de cointreau
100 g de marshmallow
100 g de frutas (melancia, morango, kiwi, banana)
50 g de pão-de-ló

Modo de preparo:
Coloque na panela as frutas vermelhas e o açúcar. Leve ao fogo até a mistura virar um caldo. Sirva em réchaud apropriado e então espete as frutas, o marshmallow e o pão-de-ló.
Receita do restaurante Confraria da Vila, para duas pessoas