Fotos: Divulgação
Jennifer e Clarissa: sabores locais

Irreverentes até a ponta de suas unhas pintadas de vermelho, Jennifer Patterson e Clarissa Dickson Wright fizeram fama na Inglaterra protagonizando Duas gordas de talento, divertido programa culinário realizado pela BBC. Jennifer faleceu após o fim da primeira fase da série, impedindo uma continuação. Mas os episódios já gravados continuam sendo exibidos no canal pago People + Arts, diariamente, das 10 às 13h, como uma entre mais de uma dezena de atrações televisivas destinadas a cultivar os prazeres da boa mesa. Duas gordas de talento aposta num formato diferenciado. Cada segmento se inicia com Clarissa pilotando uma motocicleta e levando Jeniffer no side-car. Elas vão chegando aos lugares mais distantes e cinzentos da Inglaterra para aprender e fazer novas receitas, apimentadas por comentários espirituosos. Mais do que investigar os sabores locais, elas perseguem boas aventuras. Por exemplo, enfrentaram com humor o balanço de um pesqueiro atrás de peixes e crustáceos frescos.

Arguiñano: hambúrguer com espinafre

Não são apenas elas que fazem dos quase sempre monótonos programas culinários um show inusitado. Olivier Anquier, padeiro francês radicado há 20 anos no Brasil, também cerca de novidades seu Diário do Olivier, todas as sextas-feiras no canal pago GNT, às 22h. Viaja pelo País para explicar as origens de alguns pratos e sobremesas consagrados. Nesta andança, tanto pode apresentar um prosaico Romeu e Julieta como um sofisticado arroz de polvo. O trunfo de Anquier é a surpresa. Num outro pique, ainda que fique limitado a uma cozinha-estúdio, o ator Rodolfo Bottino também abusa da espontaneidade no comando de seu UD shoptime, de segunda a sábado, às 11h30, no Shoptime. Como quem cozinha para os amigos numa manhã de domingo, Bottino vai entabulando um papo fiado junto com receitas fáceis, daquelas em que boa parte dos ingredientes estão disponíveis no supermercado da esquina. Apesar da simpatia, Bottino traz um problema em relação aos concorrentes de avental. Seu canal tem o objetivo prioritário de vender. Então, enquanto transmite informações úteis é obrigado o tempo todo a alardear as qualidades de acessórios de cozinha.

Olivier: atrás da origem de pratos prosaicos

Tal dispersão seria inconcebível nas requintadas receitas que, de segunda a sexta-feira, preenchem a hora do almoço no Discovery Channel. Em Cozinha de classe mundial, exibido às 12h, o espectador pode ser transportado para um castelo na região da Toscana e se ver diante de uma exuberante perna de vitela assada, acompanhada de crepes de ricota. Torna-se, porém, quase um banquete dos sonhos, pois os ingredientes são pouco usuais. Os sabores da Itália, no mesmo Discovery Channel, tem uma abordagem diferente. As apresentadoras são capazes de discorrer sobre filósofos gregos, enquanto passeiam pelos rincões da Itália. Em locações medievais, descobrem pratos rudes, feitos em panelas de barro, como tenros miolos de boi. Mas entre os programas estrangeiros, o mais badalado atualmente é La cocina de Karlos Arguiñano, exibido de segunda a sexta-feira em três horários no Eurochannel, às 7, 11 e 17h. O chef espanhol é supercomunicativo e não esquece dos pimpolhos na hora de sofisticar. Um de seus sucessos recentes é um hambúrguer recheado de espinafre. Bem escondidinho para toda e qualquer criança comer.