paraficar1.jpgDurante a Semana de Moda de Nova York, no camarim da G-Star, a modelo holandesa Denize Valk sentou-se para ser maquiada e, antes que os profissionais esboçassem qualquer movimento, sacou da bolsa seu próprio kit de make-up "alta definição". "Use esse, por favor", disse. Carregar um jogo de maquiagem especialmente desenvolvido para quem vai encarar os holofotes é cada vez mais comum entre modelos, atores e artistas. É que, desde a invasão das câmeras digitais de alta definição de foto e tevê – responsáveis por nove em cada dez imagens fetas em desfiles, campanhas e programas de tevê e filmes -, esses profissionais estão (ainda mais) preocupados com a imagem.

Novidade no mercado mundial, as maquiagens para HD (high definition) estão revolucionando a indústria de cosméticos e tornando os produtos convencionais obsoletos. Para disfarçar imperfeições na pele, muito expostas em HD, os cremes tradicionais precisariam ser usados em maior quantidade – o que daria um efeito de "massa corrida". Já as maquiagens de alta definição são capazes de criar uma espécie de casca fina e uniforme, eliminando defeitos e transmitindo naturalidade. Essas fórmulas vêm sendo desenvolvidas desde a popularização das câmeras fotográficas digitais, mas o interesse por elas aumentou com a chegada das câmeras de tevê em alta definição. "Qualquer defeito em foto pode ser corrigido no computador.

No vídeo, não." explica Lisandra Zandoni, diretora da Kryolan no Brasil. Outras marcas, como Dior e Givenchy, também já entraram nesse mercado que logo deve seduzir as consumidoras comuns. "Em alguns anos boa parte dos produtos será HD", diz Lisandra. As emissoras de tevê, que já operam com essa tecnologia estão capacitando seus maquiadores. "A forma de aplicar a maquiagem HD exige novas técnicas", diz Emílio Reck, da Rede Record. A jornalista Rita Lizauskas, que apresenta o RedeTV! News, já é fã da nova make. "É bem mais fina, leve e fácil de tirar. Deixa o rosto mais natural", diz ela, comemorando o fim do efeito pancake.

FOTOS: ROGÉRIO ALBUQUERQUE / 82 ISTOÉ 2031 8/10/2008 AGÊNCIA ISTOÉ