Sempre espirituoso, o compositor americano Cole Porter dizia que suas canções, especialmente as que foram trilha de inesquecíveis musicais, tinham uma única inspiração: o telefonema do produtor. O cantor e compositor Edu Lobo costuma se apropriar da anedota ao afirmar que produz melhor sob a pressão da encomenda. Foi o que aconteceu com Cambaio, disco feito em parceria com Chico Buarque, reunindo as canções do musical homônimo. Quem assistiu ao espetáculo, escrito por Adriana Falcão e dirigido pelo marido, João Falcão, pôde entrever a qualidade das músicas, mesmo quando implodidas pela modernidade do diretor musical Lenine ou defendidas por atores de poucos recursos vocais. Musicalmente, no entanto, o mais novo rebento da parceria Edu Lobo/Chico Buarque, que no passado deu obras-primas como O grande circo místico, só agora mostra a que veio.

A sensação ao ouvir as dez ótimas faixas do disco é a de que se trata de uma trilha para um musical imaginário, que na verdade só existiu na cabeça de seus criadores. Sua delicadeza sonora, fruto dos arranjos e orquestrações do maestro Chico de Moraes, o mesmo de O grande circo místico, está longe do nervosismo pop da montagem de João Falcão. Mesmo quando Edu Lobo arrisca fazer um somatório de rock e Miles Davis na faixa título, interpretada por Lenine e marcada pelo trumpete de Marcio Montarroyos. Chico se encarrega de três composições, a valsa Uma canção inédita, com introdução ao estilo Broadway, a malandra Ode aos ratos e a belíssima Canção de acordar, na qual divide o microfone com Edu e Zizi Possi.

Ausente do espetáculo, Veneta ganhou ginga e malícia na voz de Gal Costa, que dialoga com um cello imitando rebeca – créditos a Jaques Morelenbaum. Desta vez, a “Beatriz” da trilha chama-se A moça do sonho, interpretada por Edu Lobo. Na letra, Chico se esmera em imagens poéticas como “Há de haver algum lugar/Um confuso casarão/ Onde os sonhos serão reais/ E a vida não.” Assim que ouviu a primeira versão da música, ainda inacabada, Maria Bethânia avançou sobre ela e a incluiu no seu próximo álbum. Ela sabe o que é um verdadeiro diamante sonoro.